19 outubro 2009

Globo versus CBF. Quem ganha esse jogo?

Oi povo do Pimentas!

O Terra noticiou:

“CBF "bate de frente" com Globo e quer rodada de quarta às 19h

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ameaça alterar o horário de transmissão dos jogos noturnos, que hoje começam às 22h. Segundo ele, partidas nesse horário são inviáveis. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a argumentação do cartola é vista como retaliação à proposta da TV Globo de alterar o sistema de pontos corridos vigente desde 2003 e voltar aos mata-matas.
"Querem discutir esse assunto, vamos discutir tudo. Calendário, implantar o calendário europeu ou não. Eu particularmente sou favorável. Agora tem várias pessoas que têm posições contrárias e várias ao lado da minha", disse Teixeira ao jornal.
"Vamos analisar os horários dos jogos. Nós fizemos testes agora na Série B de fazer jogos em horários mais cedo. Tem dado um excelente resultado. Quem sabe a gente tenha que mudar o horário dos jogos (da Série A). Principalmente à noite", completou o dirigente.

A CBF já divulgou o calendário do próximo ano, mas os horários dos jogos ainda não estão definidos. Gente próxima ao dirigente da CBF afirma que ele levará à frente essa ideia. Além das partidas mais cedo na Série B, Teixeira citou o jogo entre Brasil x Venezuela, em Campo Grande, que começou às 19h - a Conmebol havia marcado toda a última rodada das Eliminatórias para esse horário, mas alguns duelos no final acabaram sendo alterados."

O que me levou a analisar a situação por vários ângulos.

Pont número 1 - o sistema de pontos corridos não muda, isso é fato. Semana passada o Leonardo Baran, da rádio Transamérica e TV Esporte Interativo, discorreu longamente sobre o assunto. O formato "pontos corridos" foi aprovado pelo Clube dos 13, tem apoio da torcida e dos telespectadores. Diz a lenda que o Ricardo Teixeira vai concorrer à presidência da FIFA, não vai querer se meter em bafafá por enquanto.



Pont número 2 - os torcedores que vão aos estádios. NO GERAL, as pessoas trabalham até as 18 horas.Considerando que os jogos NORMALMENTE acontecem nas capitais, com a hora do rush que lhes é peculiar, ficaria bem ruim chegar antes do começo do jogo. Por outro lado, a experiência mostra que tem desculpa e desocupado pra tudo: vários jogos que aconteceram no meio da tarde, em dias de semana, atraíram grande público pagante. Lembra da apresentação do Ronaldo no Curíntia? Mais de 7 mil manos pra ver o fenômeno!

Ainda analisando sob o ponto de vista dos frequentadores dos estádios, há que ressaltar o fator "volta pra casa". Nego, sair do Palestra ou do Morumbi lá por meia noite e encarar um ônibus né brinquedo não! O mesmo se pode dizer de todos os outros estádios. Ou tu acha que a Avenida Beira Rio é muito segura? Caso haja a mudança, o jogo acaba lá pelas 9, dá pra levar a patroa pra jantar, pegar um cineminha, ir pra casa e ainda pegar os filhos acordados. Ah, também vai ter menor chance de neguinho encher a cara antes do jogo, já que TEORICAMENTE não se vende bebida alcoólica lá dentro.



Pont número 3 - a audiência dos jogos. O Zé Povinho que mora em Cudomundópolis e nunca foi a um estádio. O desempregado que só tem a ração Global pra se alimentar "culturalmente" e esquecer das contas a pagar. A grande massa que só tem duas formas de acompanhar o esporte bretão: rádio e TV. Pra quem mora fora do RJ e capta as longas ondas da Rádio Globo, fudeu. A gente sabe que o áudio só fica limpo depois das 21.

E pra quem gosta de ver o jogo e depende da tv aberta, vou me usar como exemplo. Chego em casa por volta de 18h30 e, às quartas-feiras, tenho que esperar 3 novelas e 2 telejornais pra assistir meu sagrado futebolzinho. Poderia optar pela Band, mas a programação também não me atrai. A transmissão começa às 21h45, mais ou menos, e dependendo das circunstâncias do jogo vai até meia noite. Acordo às 6h40, abro a agência às 8 e já tenho que ter ideias, soluções... Cérebro ativo não é algo muito usual pra quem não dormiu bem. Eu SEMPRE perco o início do jogo porque me recuso a ver novela, coisa minha, gosto meu. Sob o ponto de vista do torcedor comum, a mudança de horário vai ser uma das maiores bênçãos dos últimos anos.

Pont número 4 - quem acompanha novela. Vocês já tem os outros 5 dias da semana, dá pra não chorar? A próxima novela vai ser exatamente igual!


Pont número 5 - a Globo vai chiar. A-Z-A-R o dela, já ganhou dinheiro demais passando jogo do Flamengo e do Corinthians. Não gostou, passa a bola! A Record tá doidinha pelo Brasileirão! Imagina se o Seu Sílvio pega? Ia ser o único programa com horário fixo na tv Abravanel!

Pra ser bem sincera, acho que é só uma "pirraçazinha" do Ricaço Teixeira, pra dar um cala-te boca na TV Rio. Aliás, esse papo de mudança de sistema do Campeonato também me parece plantado. A discussão sobre a mudança no calendário tá esquentando e disso ninguém fala. Aliás, ia ser tudo na vida tem futebol no verão... Pensa, Rio 40 graus, Porto Alegre 42 graus umidade nas alturas e o povaredo gritando leleleô. Ia ser ú ôro, né?


Gente, tem dó: diminui um pouco os campeonatos regionais, o Brasileirão começa em abril e sobram algumas datas pra remanejar partidas. Difícil, né?

Vou ali votar na mudança de horário pros jogos de quarta-feira, té mais!

3 comentários:

  1. Ana, cutucou a ferida com uma sabedoria maestral!!
    ótimo o texto!!!
    BJUS!!

    ResponderExcluir
  2. Boa, Pimenta! Quanto aos estaduais, o do Paraná poderia tranquilamente ser abolido. Assim a RPC não transmitiria mais jogo. Que sonho, hein!

    ResponderExcluir
  3. Coisas pra não sentir saudade do Paraná: RPC. É de doer!!!
    Valeu pela visita!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes