17 outubro 2009

A Fórmula 1 e toda sua maquiagem




Olá amigos do Pimentas!

São Paulo está na semana às voltas com o maior evento do esporte automobístico – a Fórmula 1. Domingo teremos a grande prova.

A cidade está em borburinho. Muitas festas, restaurantes fechados para êles, hotéis lotados.

A pista lindíssima e o autódromo como um todo foi totalmente preparado para receber esses potentes carros e seus famosos pilotos. A pista recapeada, mato cortado, grades reforçadas e muito mais.




A “entourage” de enormes caminhões, dentro de cada um peças, ferramentas, pneus, e o carro, tudo isso chegando ao autódromo emociona, emociona e nós dá um grande orgulho, porque tivemos o Senna e ainda temos o Massa e o Rubinho.

O ronco dos motores ecoa alto, falando aos nossos ouvidos, querendo dizer somos os mais poderosos, aqueles que alcançam velocidades incríveis.

Aos redores do autódromo pessoas vindas de tais locais distantes, mais os fanáticos brasileiros acampando pelos jardins das ruas, pois querem perder um só minutinho de todo o show. A noite fazem um grande algazarra, menos dormir.

Até o bairro foi todo maquiado para ficar bonito. Ruas pintadas, árvores podadas, grades dividindo as mãos de tráfego. Lixo não se vê uma bituca de cigarro, os varredores o tempo todo varrendo as ruas.




Não esqueci de falar das Marias Gasolina, aos montões, perto da pista, assistindo na platéia. Belas mulheres fazem parte do espetáculo, somadas àquelas que vem na esperança de conseguir uma casquinha. Não vamos esquecer da Galisteu, que foi assim, e como ela muitas outras anônimas sonham como um dia sonhou.

Tudo lindo. Mas o povo ficou de fora.

Sim, ficamos de fora., poucos podem pagar o ingresso. É uma pancada na cabeça o preço. Não é para nosso bico.

Temos o direito de pagar o altos impostos que permitem ter um autódromo de tão grande importância no calendário da F1.

Mas não temos o direito de assistir. Somente pela televisão e na hora que a Globo achar conveniente, pra ela.
Alguém pode retrucar e dizer que um evento como este traz muito dinheiro para a cidade, que se reverterá para a cidade, mas mesmo assim temos o direito de assistir.

Virá a desculpa, é melhor assistir pela televisão.




A Rede Globo transmite rapidamente o treino de sábado, e depois somente no domingo, minutos antes de começar.

E ainda temos que aguentar o ufanista Galvão Bueno há anos gritando no nosso ouvido. Ninguém merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes