30 outubro 2009

Foi sem querer querendo

Olá, povo do Pimentas.

Já sabem do casamento do ano? Pois é, muito mais importante que Giselle Bundchen ou Preta Gil: SEU MADRUGA E DONA CLOTILDE:



É, minha gente, e não é que o bom e velho Chaves, mesmo depois de quase 40 anos, ainda tem fôlego para brigar por audiência? Prova disso foi sua presença no Top 5 do SBT (as cinco maiores audiências da emissora na semana) há algumas semanas.

Depois que vi esse vídeo, parei pra pensar um pouco: como ele consegue tanta audiência, mesmo depois de quase 40 anos e depois de seus 137 episódios brasileiros serem exibidos repetitivamente todos os dias pelo SBT? Acho que primeiro pelo humor puro, sem a apelação sexual que vemos na TV brasileira hoje (tá, estou exercitando o mala que existe em mim); segundo por se identificar com nossa rotina: quem nunca teve uma vizinha chata, um dono de imóvel que cobra aluguel o tempo todo ou crianças ao redor que não param quietas? Acho que o menino do barril tem algo a ensinar.

Feito no México pela TV Televisa e produzido pelo dramaturgo Roberto Gomes Bolaños, El Chavo del Ocho, nome original, foi ao ar pela primeira vez em junho de 1971, como quadro dentro do programa Chespirito, apresentado pela mesma emissora. Dado o estrondoso sucesso entre os mexicanos, "El Chavo" passou a ser produzido como programa indepentende, recebendo mais investimentos e com novos atores.


E, pra quem gosta de Chaves, algumas informações interessantes sobre alguns dos personagens:

Chaves - El Chavo (Roberto Gomez Bolaños) é um escritor, ator e dramaturgo bastante respeitado no México. Já recebeu diversos prêmios e homenagens em toda a América Latina. Teve sérias brigas com Carlos Villagrán, com motivo especial(?): Florinda. Villagrán era apaixonado pela donzela (na época ela era bem bonitinha...) que era apaixonada por Bollaños que nao era apaixonado por ninguém. Bollaños ficou com Florinda e Villagrán ficou sem ninguém, até hoje.



Quico (Carlos Villagrán) é ator e atualmente trabalha em seu circo, El Circo Del Kiko. Dizem as más linguas que atualmente anda meio envolvido com práticas ocultas. Vai ver foi influência da bruxa do 71.



Chiquinha - La Chilindrina (Maria Antonieta de las Nieves) é atriz e produtora de TV. Também tem seu circo, La Chilindrina. Também já teve brigas com Bollaños, por direitos autorais do nome La Chillindrina, que a mesma usava em seu circo sem permissão (até entre os ingênuos moradores da Vila havia esse tipo de briga) .



Dona Florinda e Popis (Florinda Meza) é uma grande atriz e produtora mexicana, tendo em seu currículo uma das novelas mexicanas de maior sucesso, aqui no Brasil exibida pelo SBT com o nome de Amor e Ódio (2000); casou como chefão Bollaños.



Seu Madruga - Don Ramon (Ramon Valdez) fez diversos filmes mexicanos. Morreu em 1988, vítima de câncer de pulmão, por causa do cigarro. Nunca brigou com ninguém. Atualmente é famoso na internet, aparecendo no Orkut como um dos maiores temas de comunidades.



Dona Clotilde (Angelina Fernández) é espanhola e foi uma atriz muito requisitada no México por sua pele clara e beleza. Morreu em 1994, também vítima do cigarro.






Seu Barriga - Señor Barriga (Edgar Vivar) atualmente dirige um programa numa emissora argentina. Nunca brigou, amou nem comeu ninguém do seriado.





Godinez (Horácio Gómez Bolaños) era irmão de Roberto Bollaños. Além de Chaves, participou de alguns filmes. Morreu em 1999, vítima de um infarte




Jaiminho carteiro (Raul Padilla) interpretou outros filmes, além de Chaves. Teve um filho, Rafael Padilla, grande ator mexicano. Morreu em 1999, por complicações de diabetes.

4 comentários:

  1. Eu até procurei no Google uma foto da Dona Clotilde da época em que ela era modelo. Era uma das mulheres mais bonitas da Espanha, pra vocês terem uma ideia.
    Devia ser usada em propaganda antitabagismo!

    ResponderExcluir
  2. W, meu caro!
    Muito bom esse post!!
    Também ri em muitas tardes assistindo a esse programa, claro que uma das milhares de reprises.
    Essa do humor ingênuo acho que é verdade...

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu também já dei boas risadas e acreditem: Até hoje acho graça...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela matéria... Mandou muito bem!! Abraços e até mais!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes