27 outubro 2009

Faustão e seu sorriso publici(o)tário

Caros leitores do Pimentas no Reino,





Já perceberam que o Faustão tem um sorriso padrão para fotos publicitária? Selecionei alguns anúncios onde ele é a estrela e, percebam: ele sempre dá o mesmo sorriso. E, aqui a "pimenta" desse post: um sorriso que oscila entre o forçado e o "cara de bobo". Sobre a "cara de bobo", só a cara mesmo.



De bobo Faustão não tem nada. Deve engordar ainda mais sua conta bancária a cada click que recebe. E, por outro lado, conhecemos o alto nível cultural que ele possui ( mas raramente usa, por não ser necessário, em seu programa dominical).

Agora, quanto ao sorriso ser forçado, eu tenho uma tese...Veja se concorda: Faustão tem um senso crítico apurado. Notabilizou-se por isso em seus tempos de repórter esportivo e brilhou muito no ...Perdidos (parafraseando o Zina) usando e abusando de sua mordacidade e perspicácia na observação dos fenômenos sociais.


Não sei se dá para chamá-lo de esquerdista (nunca o vi falando com profundidade sobre política) mas para mim fica nítido que ele é um outsider. Uma pessoa que mesmo plenamente integrada ao mundo capitalista faz sua crítica a esse sistema através de seu comportamento. Algo semelhante ao que faz com a própria Globo: trabalha nela, veste a camiseta G (já foi GGG, andou diminuindo) da empresa mas nem por isso esconde que não assiste ao BBB, por exemplo.

Feita a introdução, eis minha tese: sendo uma pessoa crítica ao sistema que leva a um consumo desenfreado, tenho para mim que, quando contratado para fazer propagandas ( e com isso aumentar o consumismo, do qual parece ser crítico) ele usa uma espécie de máscara.

Uma carranca sorridente, abobalhada, olhos vidrados, "conteúdo zero", como se dissesse:" isso é tudo que tenho para oferecer para você, sistema que não concordo !" Veja abaixo um sorriso aparentemente gratuito...


Sobre "se fazer de bobo" nunca vou esquecer da Carla Perez, no auge do "É o Tchan", quando ela foi contratada para fazer propaganda do provedor America on Line onde ela falava algo como "AOL é tão fácil que até eu uso".Quando questionada se não tinha se sentido humilhada com isso, ela, demonstrando inteligência, respondeu "Ganhei tanto para falar isso...".




2 comentários:

  1. É fácil detectar um sorriso falso. O sorriso verdadeiro (última foto) franze os olhos. Sorriso com olhos abertos como das outras fotos, é falso.

    Conclusão: Faustão é verdadeiro, uma vez que não sorri quando tenta fazer o povo de bobo!

    ResponderExcluir
  2. Maria Terezinha (TE)27 de out. de 2009, 22:51:00

    Gostei, nunca tinha reparado nisso.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes