10 outubro 2009

Eu doo sangue e você?



Na ordem: Carme, Jefferson, Heraldo e Fernanda, durante uma doação de sangue.



Opa leitores do Pimentas no Reino, como vocês tão?

Eu estou legal, mas nós do Pimentas no Reino estamos preocupados com a falta de doadores de sangue e a pequena quantidade de pessoas que existem no cadastro de doadores de medula!! Há muita mistificação sobre o assunto, que tal esclarecer algumas? Então vamos lá!

Doar sangue é uma atitude simples que produz muitos efeitos, beneficia a muitas pessoas, para cada doador, até 6 pessoas podem ser beneficiadas. Cada doação consite na coleta de aproximadamente 450 mL de sangue, o que não representa nem 10% do total, e mais algumas amostras para testes das doenças de impedimento definitivo.


Quem doa para quem???


Aliás, tu ganha um dia de folga a cada ano por ter doado sangue, esse direito está garantido no Art. 473 I inciso IV da Lei 5452/43 (CLT), e se for funcionário público federal, Art 97 Inciso I da Lei 8112/90, ganha um dia de folga, sem limite anual, ou seja homem pode chegar a 4 dias e mulher a 3 dias.
"Art. 473 - O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:



IV - por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada."


"Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:
I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;"


Para fazer a doação de sangua tu pode te deslocar até um hemocentro (saiba aqui o mais próximo de ti) ou hospital mais próximo e procurar o banco de sangue, normalmenta há uma rede de distribuição das bolsas de sangue, a fim de minimiza o problema da falta de doadores. Outra coisa, sao feitos testes de várias doenças no sangue coletado, entre eles o de HIV, forma indireta e segura de saber se tu é soropositivo...

Para tentar aumentar as doações existem associações de doadores, como a ChicoViale, Associação Voluntário do Sangue (AVS), que fazem campanhas de doações, já que apenas 1,8% da população brasileira doa sangue, quando o percentual indicado pela Organização Mundial da Saúde é de 3 a 5% da população, conseguindo até postos móveis de doação, que vão até universidades, empresas e aonde mais existirem pessoas dispostas a fazer a doação. O perídodo mais crítico é o das férias de verão, pois grande parte das pessoas viaja. Nesse embalo podem entrar famosos para aumentar a audiência e atingir mais público para fazer isso, como a Dani Hil, a mesma do post "Jornalismo esportivo é coisa de homem?", fez apoiando a Chico Viale.


Dani Hil, da PopRock, auxiliando a Chico Viale em campanha.


Para se fazer as doações há alguns critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

O doador deve...
- trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- estar bem de saúde;
- ter entre 18 e 65 anos;
- pesar mais de 50Kg;
- não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.
- ter dormido pelo menos seis horas das 24h que antecedem a doação

Impedimentos temporários
- Febre
- Gripe ou resfriado
- Gravidez
- Puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
- Uso de alguns medicamentos
- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis


Cirurgias e prazos de impedimentos
- Extração dentária: 72 horas
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
- Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
- Fumo, horas antes da doação
- Transfusão de sangue: 1 ano
- Tatuagem: 1 ano
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina

Impedimentos definitivos

- Hepatite após os 10 anos de idade
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
- Uso de drogas ilícitas injetáveis
- Malária

Intervalos para doação
- Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)
- Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)


Exemplo de formulário e amostra para testes de medula óssea.



Outra atitude que beneficia a muitas pessoas é o cadastro no REDOME - Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, a atitude é tão simples quanto a anterior. Ninguém vai enfiar uma mega agulha na tua coluna!! Tu preenche um formulário autorizando a tua inclusão no banco e a possibilidade de fazer outros testes. É legal também incluir o endereço de uma pessoa no cadastro que tenha pouca probabilidade de se mudar ou um contato que não vá mudar, tipo e-mail , para possibilitar o contato posterior.

Depois disso, durante a doação, é coletada uma pequena amostra de 5 a 10 mL, como na foto, para que sejam feitos os testes das características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente, que são necessários para o cadastro, estas informações são armazenadas em um banco de dados nacional e esses dados são cruzados com o de pessoas que necessitem de doação, e quando encontrada a possibilidade, a pessoa doadora é contactada e feitos os últimos testes de compatibilidade.





E aé, vai ajudar nesse movimento?

Vai lá, doa e não te micha!

3 comentários:

  1. láh em cima... doando sangue sou eu. muito bom... todo mundo tem que fazer isso tbm... abraços

    ResponderExcluir
  2. E ae Jafferson!!
    Ficou bem na foto?
    Tchê, muito obrigado pela visita!!
    Continue nos acompanhando!!
    Esse post teve boa repercussão!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Jefferson! Iniciativas como a da Pop Rock e bons corações como teu garantem minha crença no ser humano. Tu é sangue bom, cara!

    Beijo, obrigada pela visita

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes