26 outubro 2009

C.U. é seu novo documento. Use e abuse dele!



Amigos leitores do Pimentas no Reino,

A algum tempo recebi um email com uma piadinha que dizia que o governo Lula iria criar um documento único brasileiro, com o objetivo de facilitar a vida do brasileiro que precisa gravar números de quinhentos documentos. No email, o documento se chamava CU (Cadastro Único). O email ainda brincava com o fato de termos de usar documentos para abri conta bancária, comprar, vender. Dizia que a partir do novo documento usaríamos não mais o RG,e sim o CU. Uma piada engraçada.

Qual não foi minha surpresa ao saber que o tal CU existe. Com outro nome, lógico, mas o documento é o mesmo. Apartir de janeiro, o brasileiro terá apenas um número em documentos como CPF, carteira de motorista e RG.

A lei que institui o Registro Civil Único, sancionada pelo Presidente Lula, prevê que o número único comece a valer daqui um ano, e os procedimentos para a unificação serão definidos em no máximo em seis meses.

Fica aqui a pergunta: vai dar certo? Vale lembrar que a história do brasileiro está fundamentada em RG e CPF como números diferentes. Tantos contratos assinados, cadastros preenchidos. Como funcionará? Teremos de atualizar todos esses cadastros? Isso ainda não foi definido pelo governo. Pior ainda, quem perder um documento terá perdido todos de uma vez, já que será apenas um único documento. Além do fato de os golpistas adorarem essa nova ideia: com um único número eles terão todos os documentos de uma pessoa, e terão liberdade para aplicarem o golpe que quiserem.

O governo ainda não definiu nada sobre como funcionará o tal documento, mas uma coisa é verdade: tamanho pode até não ser documento, mas o CU agora é.

4 comentários:

  1. kkkkkk
    fiquei imaginando a confusão do pessoal pedindo o C.U. para fazer o cadastro no banco, loja ou qualquer outro lugar...
    Ou pedir pra alguém pegar o C.U. pq tu precisa sair??
    uawhuhawhwuh

    ResponderExcluir
  2. Esse C.U. que apresentaram é bem bonitinho.
    Vou fazer logo um C.U. desses.
    Ai ai, os trocadalhos recém começaram...

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei de um C.U., agora que é oficial...

    ResponderExcluir
  4. adooooooooooro um C.U.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes