29 outubro 2009

Censura aos blogs


Ea e povo do Pimentas!

Tudo tranquilo?

Vagando ela net achei uma notícia que falava que o Blog Resenha em 6, cujo trabalho é fazer resenhas de filmes, CDs, DVDs, livros, shows, botecos, restaurantes e programas de TV: sem enrolação e em seis linhas ou menos, estava sendo processado pelo Boteco São Bento, de São Paulo, por ter escrito a seguinte crítica:
Depois da Faixa de Gaza e do Acre, este é o
pior lugar do mundo para você ir com os amigos. Caro, petiscos sem
graça e, principalmente, garçons ultra-power-mega chatos: você toma
dois dedos do seu chopp, quente e azedo que nem xoxota nos tempos dos
vikings, eles já colocam outro na mesa. E se você recusa, eles ainda
ficam putos. Só tulipadas diárias no rabo para justificar tamanha
simpatia no atendimento.

Este post havia passado quase despercebido quando um dos donos do buteco, Jonas Steinmayer, colocou o seuguinte comentário : “Estamos tomando as devidas providências em relação a esse blog”. Falou e fez, entrou com uma ação na justiça para que o post fosse retirado do ar. Essa atitue causou indignação na blogosfera!! No Twitter surgiu a hashtag #freeresenhaem6 para discutir o assunto. Surgiu até a proposta de replicar a resenha em outros blogs, afim de dificultar a ação da advogada!

Semana passada houve um acordo entre as partes, e confirmado pelo @quatrocci no Twitter, e o post pode voltar ao ar, o processo não foi aberto, entretanto foi disponibilizado um espaço para resposta da empresa e o blog se compromete a moderar os comentários.

Outro blog que o Pimentas notou que estava sendo censurado, era o do Daniel Castro, do portal R7, que estava sem chamada na home-page do portal, parecia que ele estava "de castigo" por alguma "peraltice".


Caricatura de WillianBonner



E falando em twittosfera, a Globo, através da Central Globo de Comunicações (CGCom) estabeleceu normas de conduta para seus funcionários com relação ao Twitter, e outras mídias. Esse "código de conduta" não foi bem aceito por alguns de seus contratados, como disse Gagliasso "Amo o que faço: arte! Sou contra qualquer tipo de censura", Fernanda Paes Leme “Não existe arte sem liberdade de expressão. Blog e Twitter ajudam o público a conhecer o artista por trás do personagem… eu vou continuar por aqui!”. Os casos mais lembrados forma os puxões de orelha que levaram o diretor Boninho, que esteve um tempo afastado do Twitter, e o de Willian Bonner, após ter revelado que havia bebido um pouco e não passaria no teste do bafômetro, entretando o próprio Bonner disse em entrevista que no seu twitter ele escreve coisas de uma pessoa normal, como mostrado pelo blog.

Um outro caso foi o do Blog Tijoladas do Mosquito, em que a Senadora do PT Ideli Salvatti se sentiu ofendida por ter sido chamada de "amiga do Sarney" e processou o blog. A sentença foi similar a mostrada anteriormente, deixar um espaço para resposta do criticado.

Agora todas as vezes que fizermos críticas a alguém seremos processados?

4 comentários:

  1. Feio demais da conta tudo isso, censura é sinônimo de medo. Quanto aos "processos" são necessários para alimentar os zilhões de advogados "despachados" para nossa sociedade a cada 6 meses, aff by the way, minha filha é advogada e eu fiz dois semestres de direito he he he.

    ResponderExcluir
  2. HAHAAHA!

    Tempos atrás disseram q a equipe da MADONNA poderia me processar. Se quiseres confere:

    http://surpresasolta.blogspot.com/2007/08/lugar-de-madonna-no-museu.html

    Cada uma que aparece... Se as pessoas tentassem ganhar dinheiro TRABALHANDO HONESTAMENTE, o esforço seria menor.

    ResponderExcluir
  3. A internet deve ser livre!!!
    Quanto aos globais, bem feito! Uma emissora que apoiou a ditadura militar jamais saberá o que é liberdade, muito menos dar liberdade a seus empregados! Trabalham lá porque querem, então que se f...

    Bjus seus pimentinhas!

    ResponderExcluir
  4. GENTE, QUE ABSURDO!

    E ah, adoro o Daniel Castro. Sempre entro no blog dele.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes