03 outubro 2009

Campanha: "Crack, nem pensar."



Esta foi a frase adotada, pelo Grupo RBS, como slogan da campanha contra o crack, droga que está sendo considerada uma epidemia!

Mas, o que é o crack?

O crack é uma droga ilegal, obtida a partir da merla - uma variação da pasta de coca, obtida como subproduto do processamento das folhas de coca, para obtenção de cocaína.

O usuário queima a pedra de crack em cachimbo e aspira a fumaça. O crack também é misturado a cigarros de maconha, chamados de piticos.Os pulmões conseguem absorver quase 100% do crack inalado. O crack chega ao cérebro em oito a 12 segundos e provoca intensa euforia e autoconfiança. Essa sensação persiste por cinco a 10 minutos. Para comparar: ao ser cheirada, a cocaína em pó leva de 10 a 15 minutos para começar a fazer efeito.



A fumaça do crack atinge rapidamente o pulmão, entra na corrente sanguínea e chega ao cérebro. É a forma de uso, não a composição, que torna a pedra mais potente. Os primeiros efeitos do crack são uma euforia plena que desaparece repentinamente depois de um curto espaço de tempo, sendo seguida por uma grande e profunda depressão. Por causa da rapidez do efeito, o usuário consome novas doses para voltar a sentir uma nova euforia e sair do estado depressivo.

Como a cocaína, o crack é um poderoso estimulante do sistema nervoso central que causa uma elevação nos níveis de dopamina, um neurotransmissor associado com uma região cerebral conhecida como centro de recompensa. Normalmente a dopamina é liberada por neurônios em resposta a sensações prazerosas (como o cheiro da comida de nossas mães!) e reciclada quase imediatamente.


O crack e a cocaína impedem a reciclagem de dopamina que, assim, tem seus efeitos amplificados, o que causa uma sensação de grande prazer, euforia e poder. Além disso, o crack também provoca um estado de excitação, hiperatividade, insônia, perda de sensação do cansaço e falta de apetite. Concomitantemente, após o uso intenso e repetitivo, o usuário de crack experimenta cansaço, intensa depressão e perda de peso.

Efeitos sobre o corpo

Os efeitos dessa droga são devastadoras, entre elas estão: falta de apetite e sono, intoxicação por alumínio, que se deprende das latas, lesões no pulmão causadas pela fumaça, aumento da frequencia cardíaca e possibilidade de infarto, Cefaleia, complicações gastrointestinais, irritabilidade, reações violentas e efeitos psicológicos como paranoia e psicose também são observados.

A devastação é tamanha que os crimes cometidos na tentaiva, tanto de salvar os filhos, como de conseguir mais uma pedra estão além do imaginável!! Muitas famílias sem estrutura e sem apoio do estado estão sofrendo com essa droga.

Políticas de combate

Apenas no mês de abril de 2009 é que foi criada uma sub-comição para combate ao crack na Al do Sergipe, Dep. Suzana Azevedo disse que "nós convidamos toda a sociedade civil a participar desta sub-comissão que é ampla. Gostaria de prabenizar também a TV Sergipe pela série que vem exibindo em seus telejornais, com depoimentos de mães de viciados do crack. Achei uma iniciativa louvável, tanto que já estamos solicitando que a superintendência daquela emissora libere os dvds com as reportagens para que a gente possa expor aqui em plenário, na sub-comissão e até nas escolas. Enquanto o crack está destruindo as vidas de muitas famílias sergipanas, soube que uma traficante desfila livremente pelo Bairro Industrial, sendo detentora de nove pontos de venda no Estado", denunciou.

No RS foi criada a Comitê Estadual de Combate ao Crack, Alceu Moreira colocou o Parlamento gaúcho à disposição da sociedade. "Podemos ir tantas vezes a Brasília quantas forem necessárias para ajudar na fiscalização de fronteiras. Temos poder político para isso. Podemos fazer esse comitê articulado com todos os setores envolvidos. Temos espaço, telefone, papel, recursos, vontade, tudo o que vocês quiserem, precisamos apenas que a sociedade exija das câmaras de Vereadores a articulação de igual tamanho e, depois, a instalação de comitês escolares", disse, em defesa de uma ampla rede de combate à droga.


Uma sub-comissão na CCJ do Senado para combater o avañço do tráfico, principalmente do crack. Na CCJ o Senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) defendeu a efetiva participação de forças do Exército em ações policiais nas fronteiras do país, para evitar a entrada de armas e drogas. Ele lembrou que o Congresso aprovou lei para dar amparo às ações dos militares nessas funções, em áreas de fronteira, mas desde então "pouco se fez para combater a invasão das drogas".
Alvaro Dias (PSDB-PR) sugeriu que o presidente da CCJ encaminhe apelo ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, para garantir a mobilização das Forças Armadas nas ações. Ele lembrou que em seu estado tem ocorrido o maior volume de apreensão de drogas, pois está na Tríplice Fronteira, zona em que o Brasil faz limite com a Argentina, Uruguai e Paraguai, tradicional porta de entrada para o tráfico.

Entretando, todas esses comitês e comissões estão só na fase de estudos, ainda com poucasa ações práticas, noirmal frente a inércia das nossas instituições políticas!!

O consumo de crack vem avançando no Nordeste e assusta as autoridades. Barata e altamente viciante, droga supera maconha e reina absoluta em zonas pobres e ricas de capitais como Fortaleza, Salvador e Maceió. Em Fortaleza, por exemplo, o volume de apreensão da droga passou de oito quilos para 60 quilos em um ano, contra 20 quilos de cocaína. Em Salvador, a apreensão da droga triplicou nos últimos 11 meses, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Em Alagoas, a Polícia Federal calcula que o faturamento dos traficantes com a droga, que foi de R$ 100 mil este ano, possa até duplicar em 2009.

Cada vez mais se ouve falar em ações conjuntas da Polícia Federal e das Polícias Civil e Militar dos estados para combater o avanço do crack, com apreensões grandes, em torno de 300 a 600 pedras por operação. Para se ter uma ideia, o crack já ultrapassou a cocaína nas vendas nos morros cariócas. Com um custo de R$ 5,00 por pedra, e com efeitos rápidos e curtos, sua venda se espalha, e não somente na classe C e D, mas também na A e B!!!

No vazio deixado pelo Poder Público, coisa bastante comum de acontecer, algumas entidades privadas estão fazendo campanhas, como a RBS TV, com a campanha Crak Nem Pensar, com vídeos institucionais, como este aí abaixo

adesivos, como os distribuídos no Dia Todos Contra o Crack em SC, fornecendo contatos do Nar-Anon, do Narcóticos Anônimos, publicando desbafos de mãe que sofrem com a perda dos filhos ou o drama daquelas que ainda tem esperança de vencer.

Outras entidades tem feito envetos a fim de conscientizar a população do problema que é o craque, como a AMP e a Uniritter, grupos de HipHop,que tem fácil acesso a comunidade também se dedicam ao combate,

E o que eu posso fazer?

Para combater esse flagelo da sociedade, há ações simples que podem ser tomadas em casa, a começar por não endeusar a droga simplesment a proibindo, nós já fomos adolescentes e fizemos coisas só porque nossos pais proibiam, o proibido tras uma sensação extra de prazer, e sim levando informações e mostrando casos reais de uso da droga.

Também vale preencher o tempo vago das crianças com a prática de esportes, ou cursos, mesmo os gratuitos, diminuindo a sua esposição o mundo do tráfico.

Demonstrar para as crianças e verdadeira realidade do mundo do tráfico e do crime, retirando o glamour que os rappers americanos demonstram em seus clipes, sendo que alguns destes clipes não glamourizam nada, fazem o contrário, mas como eles não entendem o que está sendo cantado e apenas veem carrões e dinheiro entendem o inverso do clipe.

Além de divulgar as campanhas!!!!

E então, vai participar???

5 comentários:

  1. César!
    MARAVILHOSO ESSE POST! VOCÊ ACERTOU NA MEDIDA! MUITO BOM. PARABÉNS! DEVERIA SER RECOLOCADO DIARIAMENTE. Ilse Ellen

    ResponderExcluir
  2. Ilse, muito obrigado pelo elogio!!
    Estou tentando ficar a altura desta equipe maravilhosa que é o Pimentas no Reino!!!!
    Todos vocês são muito inteligentes e perspicazes e isso me agrada e incentiva a escrever cada vez mais e melhor!!!
    BJUS!!!

    ResponderExcluir
  3. muito bom mesmo o conteudo

    ResponderExcluir
  4. VENHO ATRAVES DESTE PARABENIZAR VOCES POR ESSA CAMOANHA CONTRA O CRACK, SOU O Bel. Pr. ROBSON, DA IGREJA MINISTERIO ESCONDERIJO DO ALTISSIMO DE ALAGOINHAS-BAHIA, NO ANO DE 2008 NOIS CONSEGUIMOS, PELA MISERICORDIA DE DEUS, GANHAR MUITAS ALMAS PARA JESUS CRISTO, TODOS DO SUB MUNDO DAS DROGAS, MAIS NAO ENCONTRAMOS APOIO AQUI E ESTAMOS QUERENDO COMERÇA UM COMBATE CONSTANTE CONTRA O CRACK O MAIS RAPIDO POSIVEL E QUEREMOS A SUA AJUDA. O NOSSO MSN EH minist-esc-alt@hotmail.com QUE JESUS CONTINUE TE AN
    BENÇOANDO.....

    ResponderExcluir
  5. Igreja Esconderijo do Altíssimo:
    Você seria o pastor responsável pelo vídeo "Pregando a Briba"?

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes