01 outubro 2009

A água nossa de cada dia



Olá! Amigos Pimenteiros....

A cada instante, cada minuto do nosso dia estamos de alguma maneira consumindo água. Faz parte da nossa vida, desde o minuto em que acordamos, até o último em que vamos dormir. Na higiene pessoal, na higiene dos locais onde vivemos e trabalhamos, no trabalho de muitas pessoas, esse líquido permeia toda nossa existência. De todos nós.

Água é primordial à vida, sem ela o planeta não existiria, tanto é que nas viagens interplanetárias o objetivo principal, entre outras coisas, é o de procurar água. Tivessem eles, os americanos, certeza da existência, na Lua, do líquido em abundância para sustentar a vida, já estaríamos comprando lotes e construindo novas moradias naquele satélite. Isso talvez seja uma solução futura, depois que acabarmos de destruir totalmente o planeta e não encontrar mais água para sobrevivência. Imaginem:

“- Onde você mora?” - lhe perguntariam numa entrevista, por exemplo.
“- Moro na Avenida Apolo, n. 40, bairro – Estados Unidos da Lua , Quadrante Norte, Lua .



Muito chic! Ou não?

Os mares tomam conta de quase todo o planeta Terra, muito mais água, do que terra, mas salgadas, não servem para uso. A desalinização tem custo elevado, não resolve o problema.

Problema sim, a água potável está acabando no mundo todo. Em outros países mais desenvolvidos, as pessoas já têm a tal consciência, de que devemos usar água de forma racional, sem desperdício.

Nós aqui no Brasil, usamos à largueza, sem muita preocupação com relação ao futuro.
Somos privilegiados por ter um lençol freático imenso, isto é, água embaixo da terra, em abundância.

Temos também uma bacia hidrográfica imensa, com represas, rios, lagos – o rio Amazonas corta o Norte do país, quase de lado a lado, todo de água puríisima. Isso ocasiona muita inveja aos outros povos, que espicham seus os “olhos gordos” pra cá. Querem tirar a Amazônia de nós .



Então água temos sim, nosso país é abençoado, a maior dificuldade é trazer o líquido até a porta de nossa casa. Com a rede de distribuição, durante o percurso há uma perda de 30%, que vão se esvaindo em vazamentos. Além dos vazamentos dentro das casas e indústrias, lojas. Aquela torneira que pinga só um pouquinho dia e noite, está consumindo litros de água inultilmente, o esguicho de água lavando calçadas....e quintais...., os carros lavados nas calçadas nos sbados e domingos....



Refletindo bem, vamos reforçar a campanha de uso racional, sem desperdício, para que no futuro a gente continue tendo o mesmo conforto, de abrir nosso chuveiro e tomar aquele banhão gostoso! CHUÁ!

Um comentário:

  1. Muito bom Ilse!!!
    Trabalho com a área ambiental e digo uma coisa, água aqui ainda é barata porque não é cobrada a captação, mas já tem projetos pra isso ocorrer!!
    àgua para consumo pe algo escasso, estamos acostumados a ver grandes rios e lagos aqui....
    A população não está habituada ao racionamento, mas isso será necessário!
    E pode ser feito com pequenas atitudes, como fechar a torneira ao escovar os dentes e fazer a barba!!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes