18 setembro 2009

Vai mais um preguinho no seu caixão aí ?



Vai um cigarrinho aí???


VOCÊ É FUMANTE!!!


Assustou-se com esta afirmação? Pois é a mais pura verdade, todos nós somos fumantes, uns ativos e outros passivos...



“Fumante passivo é aquele que convive com um fumante crônico durante muito tempo, ou trabalha numa área, num ambiente fechado onde as pessoas fumam constantemente. O fumante passivo, obviamente, não vai fumar igual o fumante ativo, ele fuma menos”


Acho muito desagradável andar pela rua e ter que respirar esse ar fétido de cigarro, ou quando algum fumante sopra a fumaça no meu rosto!!! É terrível entrar em um ambiente e sentir o odor da fumaça, é um odor muito característico que os fumantes já não percebem, não percebem também o odor que exala das próprias roupas!!!


Os fumantes dirão: Mas é só uma fumacinha!!


Na fumaça do cigarro já se isolaram 4.720 substâncias tóxicas, as quais atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos; Contém mais de 60 cancerígenos, sendo as principais:
Nicotina, Benzopireno, Nitrosaminas, Substâncias Radioativas, Agrotóxicos (DDT), Solventes (benzeno;), Metais Pesados (chumbo e o cádmio) Níquel e Arsênico Cianeto, Amônia, Formol (o mesmo da Escova Progressiva).


A um certo tempo já se sabe algumas das doenças que podem ser causadas ou agravadas pelo fumo, em função das substâncias acima mostradas, entre elas estão:


- Câncer de pulmão, de boca, de laringe e de estômago
- Leucemia
- Infarto do miocárdio
- Enfisema nos pulmões, infecções respiratórias e rinite Alérgica
- Impotência sexual
- Bronquite
- Trombose vascular, aneurisma arterial e angina
- Redução da capacidade de aprendizado e memorização (principalmente em crianças e adolescentes)
- Catarata
- Úlcera do aparelho digestivo


E nós, fumantes passivos estamos expostos a estas doenças, claro que em menor grau, mas ainda assim expostos, como demonstrado no célebre estudo Hirayama, publicado no começo da década de 80 no Japão, que avaliava a incidência de câncer de pulmão em pessoas que nunca haviam fumado. Esse estudo pioneiro, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa do Centro Nacional de Câncer, avaliando mais de 100 mil mulheres, demonstrou que esposas de fumantes apresentavam incidência dobrada de câncer pulmonar, quando comparadas às mulheres casadas com não fumantes.


O Falso glamour do cigarro


O cigarro foi, por muitos anos, um símbolo de luxo, satisfação e status social. Atrizes e atores famosos ganhavam milhões para fumar em filmes, como Humphrey Bogart em "Casablanca" com seu cigarro na mão, ou então de Rita Hayworth em "Gilda" e sua piteira.


Sua venda é motivada pela exploração de uma imagem estratégica, em promoção de festas, concertos e eventos esportivos, sempre ligada ao que está na moda, porém hoje em dia esta visão vem se modificando gradativamente. Por anos, foi comum vermos as propagandas de cigarro com pessoas lindas e saudáveis a tragar seus cigarro, quem não lembra do cowboy de Marlboro??





Clássico comercial de Marlboro dos anos 90

Felizmente, o número de fumantes no Brasil caiu 40% nos últimos 18 anos, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Atualmente, 18,8% da população brasileira com mais de 15 anos é fumante. No Brasil, 200 mil mortes anuais são causadas pelo tabagismo.




Estima-se que os fumantes somem mais de 30 milhões. Da população adulta, 16% fumam. A cada 2 minutos e 36 segundos, um brasileiro morre por causa do cigarro. Enquanto isso, das pessoas que tentam parar de fumar espontaneamente, apenas 5% consegue se libertar do vício. No mundo, a OMS (Organização Mundial de Saúde) calcula que haja 1 bilhão e 200 milhões de fumantes, e que as mortes relacionadas ao cigarro alcancem 4,9 milhões de casos.



Segundo a psicóloga Eliane Schmaltz, do Programa de Cessação de Tabagismo da Amil Brasília: “Mais de 90% dos pacientes que acompanho afirmam que a convivência com não fumantes e a dificuldade de encontrar lugares que permitam o fumo são fatores motivacionais para vencer o vício” (site ACT – Aliança Controle do Tabagismo)


Pulmão de um fumante



Como tentativa de acelerar esse processo de queda, veio a Lei Antifumo de São Paulo, que causou um baita alvoroço e alguns efeitos positivos e outros negativos, pois proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo, como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais, seguindo uma tendência internacional já adotada em Nova York, Londres, Paris e Buenos Aires e, no embalo, o Paraná fez lei similar a esta. As duas leis são semelhantes mas, entre as diferenças, está a aplicação da multa, que no Paraná pode ir para o fumante também, e a fiscalização, que em São Paulo caberá ao comerciante enquanto que no Paraná ficará com a Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde.



Eu sou fumante passivo desde que nasci, meus pais fumam e muito!! Tenho verdadeiro asco a esta porcaria!!! Se a pessoa quer fumar (se suicidar lentamente), que fume, sem problemas, mas respeite a minha opção em não fazê-lo.



E tu, quantos cigarros já fumou hoje???


Até o próximo post!!



Comparativo entre pulmão de não-fumante e de fumante




Danilo Gentili - Cigarro

2 comentários:

  1. Comentário de André Ponte Preta:

    "Pois é, Cesão,
    Aqui no trabalho, eu fico fedido o dia todo, até parece que sou eu quem fuma. Entretanto, não fumo, heheh... sou fumante passivo.
    Quer dizer, era. Estou adestrando a cambada.
    Cigarro e burrice fazem mal a saúde, heheheheh!
    Abração pra ti, parabéns pelo post!"

    ResponderExcluir
  2. Ponte meu pareciro!!!
    Valeu pelo elogio, mas é com o auxilio de vocês que escrevo os textos!!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes