14 setembro 2009

Twitter x Famosos... tudo a ver?

Caros leitores do Pimentas no Reino,

Como sabiamente expõe a arte que ilusta este blog, o Rei está nu...e a Rainha...e até a Prinsesa...ops...Princesa...

Enfim, não sobra para ninguém: quem se arrisca no twitter tem ali uma retrato imediato de a quantas anda sua popularidade?


Peguaremos dois exemplos de pessoas públicas que entraram recentemente e estão encontrando exatamente o que plantaram ao longo de suas carreiras: Ivete Sangalo, tida e havida como simpática na vida real, chegou recentemente até a ligar para alguns de seus seguidores, em uma espécie de promoção.


Por outro lado, Xuxa Meneghel acabou sendo vítima da própria clausura que se autoimpôs em sua carreira - não suportou ver as críticas ao seu JEITO DE ESCREVER EM CAIXA ALTA e muito menos quando viu sua filha sendo criticada por um deslize ortográfico (A seu favor,ressalte-se que ela postou ser contra a censura. Assim que ela liberar o "Amor, Estranho Amor" para passar no Cine Privê da Band eu acreditarei nela).

Aí cabe uma dúvida e um parênteses no texto - será que é possível fingir no twitter ou ele acaba revelando a personalidade de quem ali posta? Será que pessoas reconhecidamente talentosas como o Danilo Gentili e o jornalista Flávio Gomes são, na vida real, o que representam ser através de seus perfis ?

Fechado o parênteses, volto ao tema desse post - O twitter acabou virando o grande retrato instantâneo daquilo que chamamos de opinião pública. Quer saber em tempo real o que as pessoas estão achando sobre determinado programa, idéia, fato ou pessoa? Vai para o Twitter e lá você vê.

Mas o mais interessante é que acabamos manipulando essa opinião pública ao nosso favor, digamos assim - ou seja, fazemos aquilo que sempre acusamos a mídia de fazer. Exemplo: se concordo com o Luis Nassif, dificilmente vou seguir o Diogo Mainardi. Posso até segui-lo,mas apenas para ver os "absurdos" que ele escreve... e vice-versa.

Sigo quem eu gosto e, a partir disso, vou sempre tirar uma média da opinião pública um tanto viciada. Mas vou ter sempre a falsa sensação de que sou maioria. Em alguns momentos no ano passado, se eu tirasse conclusões apenas pelo meu twitter, a Soninha Francine teria ganho a eleição...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes