30 setembro 2009

Três meses que são um parto...

Oi povo do Pimentas!


Engraçado o jeito que "vendem" a gravidez. Novelas, filmes, seriados sempre mostram a mesma cena: a mulher tem um enjôo repentino, depois outro. Uma miga ou parente fala "será que você não..." e a mulher "claro que não, é só uma indisposição intestinal". Alguém aind ausa o termo "indisposição intestinal"? É quase como xingar "raios". Enfim, deixa pra lá. Aí ela faz contas mentais, fica olhando pra cima e contando nos dedos o atraso, aí faz cara de bocó, os olhos brilham e ela se sente a pessoa mais abençoada do mundo. De repente ela já fica meio barrigudinha, o enxoval está comprado e já sabe o nome do menino/menina - sim, ela já sabe o sexo do bebê. E grávida de filme só tem barriga, o peito é o mesmo sempre. Ledo engano. Quer saber? O primeiro trimestre da gravidez é um saco. Não tô mal humorada nem infeliz com minha gravidez, pelo contrário! Só me sinto um pouco enganada pelas "crenças populares". Não fui criada pra casar e ter filhos, mas sim pra trabalhar e cuidar de mim. Casei e engravidei, e agora? Agora é fácil: eu sou mulher, é só parir.

A realidade é bem diferente do que a telinha mostra, e a minha realidade tá sendo mais diferente ainda. Não tive enjôos, não engordei. Conversando com algumas amigas, descobri que isso, pasmem vocês, é normal!
Normal também é o peito ficar imenso e muito dolorido (mas fica lindo), e engordar só por "descaramento", de acordo com minha obstetra - nos primeiros 3 meses, só pra deixar claro. A gente fica sem fôlego, com MUITO sono. E quando eu digo sem fôlego, digo SEM FÔLEGO. Estender duas toalhas no varal dá uma falta de ar desgraçada, já te falaram isso? Impressiona a falta de conhecimento entre as mulheres. Algumas senhoras que já são avós me perguntam se eu já sei o sexo, se já sinto mexer. Sabe o que eu sei do meu bebê?


Isso aí. Dá pra ver alguma coisa? Com 12 semanas ele(a) pesa 48 gramas, isso não se reverte em barriga, ainda mais na primeira gravidez!! E algumas "lendas urbanas" são fatos: - grávida não pode pintar o cabelo, apenas tonalizar após o quarto mês; - grávida não pode tomar café preto. É permitido café com leite pela manhã, e só. Da mesma forma chimarrão, chá mate e qualquer coisa que tenha cafeína: é abortivo, não pode. - grávida não pode beber. Preciso explicar? - Grávida não pode fazer esforço físimo no primeiro trimestre. E nem consegue. - Até pode usar salto, mas não deve. Isso facilita a formação de varizes, fora a dor na lombar. - grávidas choram à toa, explodem à toa. E não me irrita!! - grávidas podem fazer sexo. O problema é que dá um medo desgraçado no começo! Sacou? Se encontrar uma grávida, que tal mudar de assunto? A moça certamente tem outros interesses, faz outras coisas. E é muito chato falar sempre sobre o mesmo assunto!

8 comentários:

  1. Comentário do André Ponte Preta:

    "Ana,
    Um post muito bacaninha, principalmente pra quando eu chegar em casa e ficar olhando pra cara da minha mulher, tentando imaginar como é que vai ser quando chegar a vez dela, hehehe!
    Bjo pra ti!"

    ResponderExcluir
  2. Parabéns linda!!!
    rsrsrs engraçado o post

    ResponderExcluir
  3. Muito legal! Parabéns mamãe! É bom levar com bom humor! É uma experiência linda na vida de um casal! Curte cada momento, porque o tempo passa depressa e depois dá saudade! Bjs pra vc e outro pro nenê! Ilse

    ResponderExcluir
  4. É Aninha....

    a gravidez é lindaaaa,

    mas dá uma canseira, claro que não se compara ao depois do parto, sabe aquela cara de paisagem das mães de novela: ESQUECE....
    a gente é com cara de quem puxou 4 retro-escavadeiras por 10 km usando uma corda de varal...isso mesmo....

    E sentir o nenê se mexer na barriga? É mesmo mágico, até o dia em que ele tadinho, já tá tão grande que quando se mexe a gente diz: - Filhinho, por favor não te espriguiça ai dentro que a mamãe precisa respirar....

    hihihihihih

    Não estou querendo meter medo em ninguém não, mas já passei por isso, faz um tempão, meu bebê tá com quase 14 anos, adolescente, uma etapa que eu me lembro tão bem da minha, tão difícil, e eu era uma piá quando ele nasceu....
    Tão piá, que não vejo a hora de sentir tudo isso aí de cima de novo, cada enjoo, cada espriguiçada, a cara de exausta, o inchaço nas pernas, o sono que nem dormindo passa, só pra ter de novo a alegria de olhar aquela minúscula carinha me olhando e abrindo um sorriso do tamanho do mundo quando eu chego cansada do trabalho....Agora mais madura, mais velha, talvez mais preparada....

    Vale cada minuto....

    ResponderExcluir
  5. Luciana, vc não me assustou! Pelo contrário, esse tipo de "dica" é que deveria ser dada às grávidas de primeira viagem, e não o famigerado "aproveita pra dormir" - que também é válido, mas não o único.
    Quer saber? Tô louca pra ficar sem respirar pro meu baby se espreguiçar. Só de vez em quyando, consederando que ele já é maior do que deveria. E quero mais é que seja enorme e saudável, só vou parir ele uma vez mesmo. hahahah

    Obrigada pelas palavras, fiquei emocionada!

    beijo, té mais

    ResponderExcluir
  6. pra quem vai ser mãe vc ta meio amarga, tenho 2 filhos, na segunada gravides sofri 7 meses sangramentos , dores, minha bolsa rompeu de 5 meses,meu filho foi prematuro e eu sofri muito com os problemas dele, mas mesmo assim não tive esse humor de cão, e to tentando o terceiro,curta sua gravides colega, se tudo que acontece na tv fosse verdade o geanicchini seria meu marido.!!!curta sua gravides com muito amor o bebe sabe de tudo que vc diz e faz viu bjsss. ahhhh espera pra ver a dor do parto depois me conta!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Anônima querida, você não entendeu, acho. Eu tô explodindo de felicidade com minha gravidez. O que me irrita, estressa, incomoda são os falsos mitos, as bobagens que escuto e a repetição de tais bobagens. Eu só tô querendo saber a real da gestação, tipo o que a Lu falou aí em cima de a gente não conseguir respirar quando o nenê se espreguiça.
    Repito, não se engane, só agora eu sei como uma mulher pode se sentir completa, e pelo que vejo essa sensação só vai aumentar!
    Obrigada pelas palavras, e sorte em sua tentativa!

    ResponderExcluir
  8. Os sintomas vareiam mas o resultado vale a pena.
    Não canso de repetir, parabéns Ana tu merece brilha muito na gravidez.
    Nhé... Hj to péssimo.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes