26 setembro 2009

Santo André (SP) explode, mas tá tudo bem, né?



Olá meus amigos do Pimentas no Reino!

Já vou avisando. Estou brava!

Pois é! Foi num segundo, sem saber direito o que causou, tudo veio pelos ares. Levantando, chacoalhando o que tinha por perto, e pela frente, num raio de 500 m. Resultado disso 2 mortos e vários machucados!

Isso foi quinta-feira(24) em Santo André!




Esse caos ocorre meio que normalmente, não é nada ocasional, ou acidental! Nos últimos 2 anos é o terceiro caso, se não estou enganada, um em Pernambuco que deixou vários machucados e 2 mortos também. Em Santa Catarina, recentemente tivemos a mesma notícia. Posso me extender aqui por várias linhas enumerando os casos, não é minha intenção!

Em todo o mundo, o irritante costume de estourar fogos em datas ou momentos festivos, faz com que o consumo desses objetos seja grande. E conseqüentemente a fabricação clandestina também. No Brasil, além da época das festas juninas, em cada comemoração se estouram fogos. E vejam só! até no Natal, que é um dia para o recolhimento, se estouram vários fogos!

Não entendo que estranho hábito esse! O de fazer barulho! E se compete para ver quem solta mais, e quem faz o som mais estridente!

O uso e acondicionamento dessa pólvora é de uso exclusivo do Exército, por evidencias claras! Perigoso, altamente inflamável, requer cuidados especiais! Existe empresas especializadas para lidar com os fogos, com técnicas específicas.

A fiscalização para reprimir esses irresponsáveis que lidam com a pólvora empiricamente, é quase inexistente, ou nula! Tanto em São Paulo, onde temos esse aglomerado de pessoas, como em cada cidade, menorzinha que seja, você encontrará casas de fogos, sem alvará e sem licença, e trabalhando às escondidas, uma fábrica de fogos!

E aí eu pergunto! Cadê nossas autoridades, que não vêem isso?

Cadê a fiscalização? Onde há estouro de fogos, há alguém vendendo, e alguém fabricando.

Como é que fica a responsabilidade do Estado perante a família dessas tantas pessoas que morreram, e essas que perderam suas casas e seus pertences? Não estou nem falando daquelas pessoas que perdem as mãos , os dedos, os queimados, que enchem os hospitais.



Não fica! Hoje o estardalhaço na imprensa, todos os canais comentando. Daqui há uma semana, nada mais se fala! Como tudo aqui no Brasil: tudo é rápido, tudo é efêmero, tudo é fugaz!

E passa mais algum tempo.... boom ... outra vez, mais uma explosão! Mais mortos, feridos, desabrigados...

Pensam as autoridades:

- "Tem importância não! Não é com a gente!!” sacodem os ombros e completam :

"Danem-se!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes