29 setembro 2009

Caras & Bocas: Palmas para o talentoso Fábio Lago



Salve, leitor amigo do Pimentas no Reino!

Tudo numa maré positiva aí?

Passei hoje pra falar do trabalho de um sujeito que tá na batalha há anos, seja como diretor ou ator teatral, e que agora pintou na telinha. Estou falando de Fábio Lago, que dá vida ao destrambelhado Fabiano, em Caras e Bocas.

O cara, que foi visto pelo grande público do cinema interpretando Baiano, o traficante de Tropa de Elite (na cara não, doutor, vai atrapalhar o velório...), imprime um ritmo de comédia ao personagem que acaba por cativar.

Não acho que o papel seja dos melhores, ao contrário. Acredito que o desempenho do ator é que garante o destaque. O cara é muito engraçado, e com a novela esticada até janeiro, ainda vamos nos divertir muito com ele no ar. A atuação de Fábio Lago é um dos grandes destaques de Caras e Bocas, com certeza.

Isso é até bom, já que no mesmo núcleo alguém tinha que segurar a interpretação tímida e fraquinha do Otaviano Costa, o Adenor. Não acho que seja o caso de ele ter conseguidoaquele emprego graças a intervenção direta da esposa dele, Flávia Alessandra, como diz tia Cotinha. Mas que o rapaz tá fraquinho, tá... mas nem dá tempo pra notar, graças ao bom desempenho de Fábio Lago, a quem o Ponte deseja longa vida nas telinhas, nas telonas e no teatro brasileiro, porque o público gosta e merece talento.

5 comentários:

  1. O ator Fabio lago realmente é muito bom.Viva O teatro e o cinema Brasileiro tem novos atores de nivel incontestavel.

    ResponderExcluir
  2. Jovem crítico, pessoal e não-analítico,

    Repare como tu escreve e descreve sua preferência pessoal por Fábio Lago. E por esta focada e fechada visão, acaba se esquecendo dos princípios dramatúrgicos e cênicos que envolvem o resultado do trabalho deste seu preferido ator. Falando primeiro sobre o Otaviano, destaco sua injusta e fraca argumentação do trabalho e talento sobre o seu desempenho. Desculpe-me, vc está equivocado. O resultado do trabalho do Fábio, nas cenas que envolve tanto o personagem do Otaviano, como da Susana Pires, é basicamente e unicamente, no sensacional antagonismo de tom e nunace interpretativa que o Otaviano aplica ao seu Adenor. Com perucas, maquiagem de mulher, roupas de freira, cupido, japonesa, o trabalho do Fábio fica "fácil" e muito próximo de um esteriótipo bem perigoso que nos remete aos "ZORRAS TOTAIS" da vida. O Otaviano, ao contrário, faz um trabalho muito mais meticuloso e interno do que o próprio Fábio. E olha que sou Baiano! Mas tenho que separar as coisas: chamar a interpretação do Otaviano de tímida é no mínimo injusta contra o grande talento e desempenho de um rapaz que tem tudo para se tornar um dos grandes nomes da drmaturgia nacional. E dgo para TV, cinema e teatro! Acompanho já há algum tempo a carreira dele e digo: que versatilidade! E se quer, por acaso, ver o Otaviano de forma tão histriônica como o Fábio, procure no You Tube as sequências do "sumiço das jóias e dos pneus", além de uma cena brilhante dele em "Amor e intrigas" na Record, onde ele faz uma cena maestral de loucura numa discussão com o personagem do Nicola Siri! Enfim meu jovem crítico, acabo-me me otrnando um pouco vc, deixando meu olhar tão pessoal quanto o seu, mas não aceito injustas e desaconselhadas percepções sobre talentos que merecem aplausos e destaque. Mas o fiz pelo bem maior!

    Um abraço de um velho, chato jornalista e poeta que vive na busca de verdades e acasos num mundo tão cruel!

    ORLANDO KUERTEN
    Salvador - BA

    ResponderExcluir
  3. Caro Orlando Kuerten!
    Agardeço a tua visita ao nosso blog e aceitamos as tuas críticas e aprendemos com ela.
    Só faço uma ressalva, se tu reparares na data da postagem, verás que ela é anterior às cenas em que o Fábio aparece com mil e um disfarces.
    Minha opinião particula, creditar a Otaviano Costa tamanho desempenho é incorrer ao mesmo erro nosso, bem como dizer "um rapaz que tem tudo para se tornar um dos grandes nomes da drmaturgia nacional" um tanto exagerado. Gostava bem mais dele como apresentador de programas dominicais.
    Acho que era isso!!!
    Abraços e volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  4. E POR QUE PARA QUE UM SEJA BOM, O OUTRO TEM QUE SER RUIM? QUE VISÃO UNILATERAL É ESTA? TRABALHO ARTÍSTICO É TRABALHO EM CONJUNTO, MESMO EM UM MONÓLOGO. QUE TAL MUDARMOS ESTA VISÃO UNILATERAL?
    PARABÉNS A ARTE QUE NOS ENOBRECE E NOS TORNA MENOS ENSIMESMADO!
    SAUDAÇÕES FILOSÓFICAS E ARTÍSTICAS
    SUZI - ILHÉUS - BAHIA

    ResponderExcluir
  5. Anônimo,
    Obrigado pelo comentário e pela visita. Abração pra ti!

    Orlando,
    Eu até podia me dar ao trabalho de debater com você sobre suas opiniões, mas não vou fazer isso. Não tenho preferência pelo trabalho do Fábio Lago, apenas sou mais um dos inúmeros telespectadores que o aplaudem pelo talento, seja contracenando com esses que você citou ou não. Quanto ao Otaviano, se você gosta seja feliz gostando, porque eu achei uma atuação pra lá de fraquinha, meu caro. Agora, vou lhe dar uma sugestão: em vez de dedicar sua velhice a ficar procurando gente pra antagonizar, vá aprender tricô, ou quem sabe cantar num coral. Você veio ao meu post dizer que sou um crítico não analítico, crítico pessoal, com visão focada e fechada. Você está é com tempo sobrando na sua vida pra falar tanta besteira. O que eu expresso no meu blog é justamente minha OPINIÃO PESSOAL sobre os atores em questão. Aproveite sua aposentadoria e monte um blog pra você, expresse suas opiniões. Eu não tenho tempo a perder com um ancião que dedica o que lhe resta de vida a procurar gente só pra ser "do contra".

    Suzi,
    Em algum lugar do texto tá escrito que um é bom porque o outro é ruim? Façamos assim, eu mudo minha "visão unilateral" e você faz as pazes com os conceitos básicos de interpretação de texto.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes