28 setembro 2009

Os políticos querem calar os blogs?



Ai meu Deus! Queridos amigos do Pimentas no Reino!

Vai ser uma briga de foice!

As eleições serão agora no ano que vem, para eleger principalmente, o novo Presidente da República .

Lulla botando força no seu candidato, a oposição com Serra liderando o ranking até o momento e outros candidatos correndo por fora. O bicho vai pegar!

Mas o caso aqui é a censura! A "boa" e velha censura!

Recentemente aconteceu uma grande polemica em Brasília, sobre a censura. Q que vai poder e o que não vai poder ser dito e como poderiam ser feitas as propagandas eleitoral pela Internet.

Eles estão com medo!

Num primeiro momento quiseram calar os blogueiros e os sites! No período das eleições não poderíamos falar de política!

Porém, foi aprovado Projeto de Lei 141 de 2009, pelo Senado Federal, que garantiu a nós blogueiros, e a net em geral, total liberdade de manifestação.




Oba! Vamos poder falar, o que pensamos, com responsabilidade, claro! Foi uma conquista da democracia e material não vai faltar. Com certeza esses nossos políticos são uma fonte inesgostável de "inspiração"!

Mas, 2 emendas na Lei nos servem de alerta, porque vão dar o que falar: uma delas é quanto ao anonimato, e a outra é aquela que fala sobre o direito de resposta.

O problema do anonimato na internet é que muitos blogueiros usam apelidos para publicar seus textos, mesmo tendo seus dados originais conhecidos.

Outro problema são as possíveis ofensas à candidatos, que podem ser feitas em comentários e nas páginas utilizando desse anonimato. Há também a possibilidade de um ataque verbal ser feito por uma pessoa, se fazendo passar por outra. E essa combinação toda, juridicamente pode dar muito problema.

A lei eleitoral também prevê que os sites ou blogs que tenham ofendido candidatos, disponibilizem, com o mesmo destaque e com o dobro do tempo de exposição, um espaço para que o candidato tenha o direito de resposta, assim como vemos na tv e no rádio.

Mas como será rastreada toda a web atrás dessas possíveis ofensas, para poder fazer cumprir a lei? Não dá para controlar a net, né?

E tem mais. Se o endereço eletrônico que contiver essas ofensas for de outro país?

É, parece que nisso tudo muita água ainda vai rolar.

E vale lembrar também que para ser aprovado, esse projeto ainda terá de passar pela Câmara dos Deputados, e ser sancionado pelo Presidente. Valha–me Deus!

Um comentário:

  1. Recado do André Ponte Preta:

    "Ilse,
    A Internet, e principalmente os blogs, serão ferramentas importantíssimas, que poderão fazer a diferença. Ainda bem que a censura não passou, mas infelizmente a gente ainda pode esperar alguma tramóia vinda de Brasília...
    E quanto a você, nossa colega de redação, ótimo post! Tá vendo só? Vocês só me dão alegria! Graças ao excelente trabalho de vocês, acho que vou conseguir tirar férias, eba! Vou pro Boqueirão!"

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes