29 setembro 2009

Olimpíadas no Brasil: será que isso vai prestar cumpadi Lula?


Olá, leitor amigo do Pimentas no Reino.

Ando lendo coisas sobre a candidatura do Rio a sede dos Jogos Olímpicos em 2016. E o que mais me diverte é ver o esforço do Sapo Barbudo em promover a candidatura. Como assim quem é o sapo barbudo? O presidente Lula Lelé, claro!

Ora, vejamos, o Sapo Barbudo está mesmo convencido de que isso vai render frutos, de que vai conseguir arrastar uma Olimpíada pra cá, etc, etc... ótimo, muito bom, estou contente.

O que eu acho que o presidente sapo barbudo poderia fazer antes disso era um esforço sério e decente pra fomentar o esporte especializado no Brasil. Aqui, criam-se loterias pra ajudar o futebol, mas e a molecada que não quer ser Ronaldinho, como é que fica?

Existe uma lenda idiota em Brasília, que diz que todo menino quer ser Ronaldo, não pelos travecos que andou pegando, mas pela grana que ganhou jogando futebol. Tá errado. Tem criança no Brasil que quer ser Guga. Outras querem ser César Cielo. Tem criança no Brasil que quer ser Hugo Hoyama, outras querem ser João do Pulo... e enquanto o sapo barbudo se diverte (e diverte a corte) tentando trazer para o Brasil os jogos, essa molecada continua contando com o pouco apoio tradicionalmente dedicado a qualquer esporte que não seja o futebol!

Então, o que eu acho mesmo que o Sapo Barbudo deveria fazer era apoiar o esporte como um todo, não somente ficar se desescamando pra trazer Olimpíada pro Brasil. A tradição do Brasil é fraca em Olimpíadas justamente porque atleta aqui só tem apoio quando ganha, e acaba a Olimpíada, babau patrocínios, babau apoio, babau tudo. Antes de trazer uma olimpíada, o Brasil já deveria ter promovido condições decentes de apoio a todo jovem que deseja tornar-se um atleta olímpico. A China faz isso, os EUA, a Rússia, o Uzbequistão, o principado de Liechtenstein... só o Brasil não aprende. E antes que os xiitas me venham encher o saco, não é só o Sapo Barbudo que não aprende isso. Ninguém antes dele aprendeu. Mas o sapo barbudo tem um it a mais, ele gosta de bancar o sabichão. Enfim...

O mais interessante é que até Chicago, cidade natal do Obama, tem gente fazendo campanha a favor do Rio, porque querem empurrar as olimpíadas pra cá... será que o sapo barbudo consegue captar a mensagem subliminar por trás deste gesto? Duvide-o-dó, leitor...

Abração pra ti, amigo nosso de todo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes