22 setembro 2009

LIXO: São Paulo se afunda nele cada dia mais!



Olá! Meus queridos amigos do mundo “Pimenta no Reino”!

Ouvi dizer que pimenta nos olhos dos outros não arde! Então, vamos lá!

Eu quero fazer um desabafo para vocês:

Assim como em muitas das grandes cidades do Brasil, se você andar pela cidade de São Paulo, logo vai perceber que tem lixo por todos os lados!

Lixo de todo jeito! Coisas de casa, colchões, sofás, resíduos de cozinha, restos mesmo de comida, latinhas usadas, e todo tipo de coisas deixados à beira das calçadas!

Mas que coisa não! Por que isso está acontecendo?

Acabei de ouvir no rádio, o Prefeito de São Paulo Kassab falar, que no ano passado gastou, com a coleta de lixo na cidade de São Paulo, 903 milhões de reais. E que em 2009 também foi o mesmo valor. É uma nota preta!

Está nos sendo informado pelo próprio prefeito, que 20% da verba destinada para a coleta deste ano foi cortada. Entendo! A população cresce a cada ano e a verba tem que acompanhar esse crescimento. Mas isso não aconteceu!

Ele fala que esses tais 20% estão sendo desviados para outras áreas da administração mais importantes!

Está certo! Estou tentando entender!

Mas nós não tivemos há bem pouco tempo, campanha para deixar a cidade mais bonita, até foram retiradas os painéis com propagandas, que segundo alguns, enfeiavam a cidade? Como é que fica?

Outra alegação é que tal verba foi desviada para a área da saúde, e lixo na rua não é uma questão de saúde?

Agora em outubro teremos a corrida de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos, todo ano o bairro todo passa por uma maquiagem, para receber os turistas que acompanham toda a “entourage”. Parece que desta vez vamos fazer um fiasco! Os cariocas é que vão adorar, estão querendo nos roubar a F1!

Mais outra questão, nesse mar de cinismo: a arrecadação de impostos com a “crise econômica” caiu muito. Deve ser verdade! Vale lembrar que a cidade de São Paulo sofre há algum tempo um êxodo das empresas e indústrias, que fogem de Sampa devido vários fatores: o primeiro deles são os altos impostos.

São Paulo é um dos estados que têm os impostos mais elevados, e com isso as empresas vão parar nas cidades mais perto da capital, até em outros estados, que as atraem ofertando uma série de vantagens.

Mas vamos partir da premissa de que a crise não foi crise, foi uma “marolinha”. A queda tinha que ter sido prevista, uma vez que Kassab está no segundo mandato e esse problema ele já conhecia há tempos!

Sua promessa de campanha foi tornar a cidade mais bonita, limpa, não só de lixo, mas da poluição visual também, e isso não está acontecendo.

Não seria melhor que ele viesse a público e colocasse verdadeiramente o problema, e primeiro convocasse a população a não deixar lixo jogado pelas ruas? Não seria melhor ele esclarecer verdadeiramente a situação e não passasse como mais um político mentiroso? Mesmo porque tem pretensões políticas para o futuro, e eu mesma já afirmo aqui, que não mais votarei nele. Pelo menos não se esta e outras situações não mudarem.

Assim Kassab está me inspirando desconfiança! O que vocês acham?

Tou certa ou tou errada? Me ajuda aí, meu!

Pronto! Desabafei!

Um comentário:

  1. Bom dia Ilse!!
    Trabalho aqui no RS, na FEPAM, o equivalente local a CETESB.
    Nós também temos problemas com o lixo, mas ainda não estamos nesse nível crítico.
    Há estudos com a tentativa de usar o lixo urbano como fonte de energia nas termoelétricas, com existe na Europa, pois é mais barato tratar os gases depois da queima do que manter um aterro sanitário, com o seu operacional o tratamento do efluente líquido gerado.
    É óbvio que não poderemos usar todo o lixo, pois há materiais que não poderão ser queimados, como pilhas, baterias, componentes eletrônicos e outros. Para isso será necessária uma intesificação da conscientização da população com relação a coleta seletiva.
    E vou ficando por aqui senão me estenderei demais...
    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes