29 setembro 2009

Jornalismo esportivo é coisa de homem?

Oi povo do Pimentas!

Vamos brincar de faz-de-conta?

Feche os olhos e imagine que você é uma mulher. Agora abra os olhos, senão você perde o reto do texto.

Você é uma mulher loira, bonita e talentosa.


Trabalha em uma rádio como locutora, além de ter criado um personagem hilário para o programa esportivo da emissora. É uma rádio bem bacana, que evita as musiquinhas da moda, e faz transmissões de jogos dos times do Estado. Pois é, você é repórter de campo, entrevista jogadores, técnicos, dirigentes, gandulas e colegas de profissão. E faz isso tão bem que conquistou o respeito de todos, mesmo sendo a única mulher a cumprir esse papel. Quer dizer, às vezes aparece outra menina, mas ela é da Globo, aí já viu: ela pode tudo.

Tá conseguindo "realizar" a cena?


Você sai de casa em um domingo de chuva torrencial e vai pro campo de All Star - te falaram que a drenagem era boa. E é, mas a chuva foi mais forte. Os colegas de profissão te emprestam um canto do guarda-chuva, os reservas do time até de oferecem um pedacinho da parte coberta.

Durante a partida você é genial para desenvolver seu personagem: faz comentários de quem realmente entende de futebol, participa da transmissão, conversa com os técnicos, consegue uma declaração do atacante famosão do time visitante. Com os jogadores do time da casa você brinca ainda mais, já que é conhecida e respeitada por eles: pede uma meia seca para um, cobra a promessa de uma camisa do outro, dá estrelinhas de bom comportamento para um terceiro.

No final do jogo, mais molhada que um peixe vivo, você vai buscar a dita camisa. É impossível não aparecer em uma ou outra câmera, são muitos os repórteres rodeando os boleiros. O jogador te vê e entrega a camisa, bem rapidinho, mas isso acaba interrompendo a entrevista, ainda que rapidamente.

Teus pais estão assistindo o jogo pela tv, na esperança de te ver. Aliás, você até apareceu, uma bola que saiu pela lateral bateu no teu pé! Bem, o repórter da entrevista não gostou. Falou em alto e bom som: isso aqui tá virando uma boate". Ou seja: você, que até então era uma baita profissional, tava ali trabalhando como todos os grandes machos dominantes, e de repente foi rebaixada a Maria Chuteira Caça-Pensão?

O que passa pela sua cabeça na segunda-feira, muito gripada, ao ver a repercussão do caso, o carinho dos ouvintes indo contra a tua vontade crescente de não voltar mais lá? Eu só consigo pensar em uma coisa pra dizer: Dani Hilzendeger, você é maior que isso. Mas exija uma retratação.

Era isso meu povo. Em bom gauchês, "me anojei" do repórter da PFC. E no mais, E no mais, té mais!

35 comentários:

  1. Gentes!!
    Acho q alguns colegas não pensam antes de fazer esses tipos de comentários ridículos.
    Não é boate não meu amigo! É futebol e a Dani é uma profissional como qualquer outro!

    Vamos nos respeitar, né?

    E viva a mulherada moderna, trabalhadora, cheia de opinião e boa de bola!

    Assim como a Dani, a Ana, e todas q participam desse blog.
    Bjos gurias! É nóis!!

    Sabrina

    ResponderExcluir
  2. Ja não basta escutar piadinha da torcida toda querendo te comer ainda tem que aguentar imbecilóides de plantão que se acham a ultima trakinas do pacote.
    Apoiada Ana!
    Lugar de mulher é no estádio também.
    Chega de briga, chega de discussão. Dignidade já!

    ResponderExcluir
  3. Olá Pimentas, não acompanhei essa transmissão, mas o relato me pareceu algo bem típico de almofadinha que está escorando em um empreguinho em uma empresa de renome, e que vai continuar sendo aquele "mais um" no quadro funcional, diferente da referida profissional que foi ofendida na situação. O tal almofada merece uma retaliação internética. Estou RT este post e convido aos colegas fazerem o mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Jésus, que "prego" !! Eu vi o jogo pela rede Globo, canal aberto. Concordo com o amigo aí Allan, esse camarada irá continuar como "mais um" empregadinho sem graça ........... Estou RT também. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Entendo o repórter e concordo mais com ele.
    Não é preconceito, nem conheço a Dani.
    O repórter ta lá fazendo um trabalho sério. O trabalho dele é sério, como o da Dani. E provavelmente a emissora dele não da a liberdade que a pop rock dá.

    E se acontecesse isso no meu trabalho.. eu ia ficar puta da cara tbm.
    Assim como na primeira vez, quando ela falou da máquina, e vazou em outra rádio.
    Não foi culpa da Dani, foi culpa da rádio que não soube dar a orientação.
    Isso não pode ser desculpa. Tu não pode colocar alguém despreparado no ar. (não me refiro a falta de profissionalismo..nem sei onde ela trabalhou).
    Ela tinha outros lugares pra receber a camiseta.
    O reporter teve razão em reclamar. O termo não foi correto.. mas nem a atitude dela.

    ResponderExcluir
  6. quem foi o idiota do PFC? tem alguma maneira de achar ele? tipo twitter?blog?site?

    ResponderExcluir
  7. nAO TENHO PALAVRAS PARA AGRADECER A FORÇA DE VCS. A ANA SOUBE EXPRESSAR MUITO BEM O QUE ACONTECEU, O QUE EU SENTI E A FALTA DE RESPEITO POR PARTE DO COLEGA DO PPV. UM ABRAÇO A TODOS DANI HIL

    ResponderExcluir
  8. Sem muito a acrescentar,a Ana já disse tudo.
    Só quero deixar minha manifestação de apoio à Dani.
    Pois também sinto constantemente esse tipo de preconceito de alguns machistas que ainda acreditam que futebol é coisa de HOMEM (uuu q medo deles... haha...)e isso que só fico lá na torcida ou então acompanhando pela net as notícias do meu time do coração.
    Por a gente (mulheres) às vezes, fazermos alguns comentários açucarados sobre o fisico de alguns jogadores, não quer dizer que também não possamos ser adimiradoras do esporte futebol.
    Salve Dani, esperamos contar com sua graça no próximo jogo do nosso INTER.
    Beijos da xará.
    Dani Viegas

    ResponderExcluir
  9. Reforço tudo o que o Allan postou aqui!

    Acho q respeito é primordial em qualquer profissão e achei de extrema falta de educação e ética profissional o q o repórter fez!

    A Dani é uma pessoa muito querida por todos e respeitada em sua profissão, como a Ana falou no seu texto: 'Dani Hilzendeger, você é maior que isso'; o próprio jogador que tirou a camiseta sabe disso e se assim não fosse, não teria interrompido para lhe alcançá-la!

    Quem conhece a Dani sabe q além de linda é uma profissional talentosíssima e tem o carinho de todos os seus ouvintes e sabe ainda, não é porque ela não trabalha em uma emissora de potencial "pago" que vamos deixar que esse machismo ridículo desmotive essa super profissional! Estamos contigo guria, SEMPRE!!

    ResponderExcluir
  10. bem inutil este post, ja q vc nao fala quem foi o figura q falou essa besteira! O peão vai continuar na "liberdade" condicional, além da discrição!

    ResponderExcluir
  11. De .. se vc ver a cena perceberas que nao tem nada de despreparada ou intencao de prejudicar o colega. E te digo com todas as letras que jamais daria razao para uma pessoa que usa os termos que o Calheiros utilizou em rede nacional, me desculpa ..

    ResponderExcluir
  12. Falta de educação, principios e valores morais e éticos merecem punição! Quem acompanhou a transmissão sabe do que estou falando! Machismo é ainda pior! Calheiros abusou da sua condição de repórter do PFC para agredir moralmente uma colega de profissão, o q ele falou foi insulto SIM!

    ResponderExcluir
  13. Concordo com a De. Nao to desrespeitando a Dani, mas a verdade é que a emissora dela devia prepara-la melhor! Nao é um Oba oba. Acho q o cara nao te desrespeito, so ficou puto com o que tu fez na entrevista dele, aposto q se fosse tu no lugar dele tb ficaria. Acho q vc podia mto bem ter pego a camisa em outro lugar tb. Pena q a falta de despreparo e nervosimo te deixaram em mas lençois. Fica o erro para ganhar experiencia. Nada contra ti, mas a favor de mais profissionalismo da tua empresa. Abraços Rogerio Maltoso.

    ResponderExcluir
  14. Meus queridos amiguinhos aprendizes. Isso se chama profissionalismo, seja no futebol, na firma, em todo lugar temos que ter profissionais atuando, não quero dizer que a reporter em questão não seja uma profissional, mas com certeza uma aprendiz. A culpa nem é dela mas sim de quem delegou tal tarefa a ela. Ser reporter esportivo é navegar nas aguas das vaidades, não é fácil, mas com o tempo ela certamente vai aprender de como se comportar atras do microfone. isso nada tem haver com insulto, deselegancia e sim com profissionalismo e seriedade. Aprendam antes de criticar.

    ResponderExcluir
  15. Vou apimentar aqui como pede o blog. Olha, concordo com os dois ultimos cometarios. A menina foi jogada p o meio dos leoes. Culpa dela? não, talvez falta de experiencia. Mas isso faz parte em inicinates. Culpa talvez da radio q nao deu orientação para a menina. Poderia ter evitado tdo isso. O Calheiros pode ter sido grosseiro no comentario, mas ele é um grande reporter e nao estava la querendo camisa de jogador. Abs Tulio Marco. tuliomarco@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. é verdade .. ser reporter esportivo é navegar no mundo das vaidades .. concordo .. bj dani

    ResponderExcluir
  17. Dani, joga o cabelo pra trás ahazando ao som de "Como uma Deusa" e manda esses repórteres machistas filhos da xuxa pra uva q pariu.
    Tu é melhor que isso.
    E vamo vamo INTER!

    ResponderExcluir
  18. Muito oportuno o post, informação importante para debate. Independente de erros, o profissionalismo deve ser desprovido de deselegâncias, e estupidez.

    ResponderExcluir
  19. É que o Calheiros - referido repórtes que fez o comentário - deve ter achado que estava falando com a mulher dele.

    ResponderExcluir
  20. Meus amigos leitores, eu acho ridículo, é isso mesmo, RIDíCULO, esse pessoal que vem fazer crítica e não tem a mesma coragem que nós de colocar seu nome, ficam se escondendo nas sombras do anonimato!! Crie coragem e mostre a face, será mais digna a discução!!
    Infelizmente não assisti a entrevista, mas assim que puder irei procurar e assití-la.

    ResponderExcluir
  21. "Bem inútil esse post". Pô amigo!! MenAs né? Eu evitei o nome do repórter pra que não chovesses críticas em cima dele. A gente sabe que o povo aproveita que internet não tem cara e sai agredindo todo mundo.
    Não acho a Dani despreparada, e entendo qd a Dê diz que o repórter tava no papel dele. A Globo já tem todos e quaisquer direitos sobre aquilo tudo, e sempre que outra cara ou microfone aparece eles ficam de fralda cheia. Tudo bem o Calheiros achar ruim, reclamar, mas com um microfone na mão e sendo ofensivo fica mais fácil, né? Lembrando que todas as equipes de reportagem têm limites, mas os globais podem circular por todos os lados. Tá, era isso.
    E pro anônimo que chamou a todos de "aprendizes", vc poderia por gentileza aprender a digitar seu nome? (e não quero ser ofensiva, só acho que as pessoas podem e devem dar suas opiniões e mostrar a cara ao mesmo tempo, cabe aos outros respeitar tais opiniões).
    Té mais, povo!

    ResponderExcluir
  22. Lamentavel q o Calheiros tenha dito isso. Chamar a menina de p__ em rede nacional não se faz!!! Mas é isso, o cara é da Globo e vai ficar por isso mesmo. Mais respeito camarada. Para a menina q foi desrespeitada fica meu apoio. E sim, se vc puder ficar de fora do campo melhor guria! Deixa o Bivis lá. Vi uma vez no Orkut o pessoal ja esteriotipando de maria chuteira... foda! Meus votos de que tdo isso termine bem> e dale maquina!! beijos Jussara

    ResponderExcluir
  23. Recado do André Ponte Preta:

    "Túlio Marcos,
    Não vou entrar no mérito da sua opinião. Vou é parabenizar você. Porque assina o que diz. Boa parte dos anônimos da blogosfera poderia ter a sua postura. Parabéns pela forma franca e aberta de expor sua opinião."

    ResponderExcluir
  24. Sei como são as mulheres, a Dani deve ter pego um carinha que a Ana era a-p-a-i-x-o-n-a-d-a.

    Fica tristinha não neném!

    ResponderExcluir
  25. E o cara ainda tira uma onda dela no twitter:
    @calheirosrbstv: O preconceito é muito subjetivo. Muitas vezes ele parte de quem se sente atingido ou atingida.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo bobalhão que postou as 17:54,
    pelo seu jeitinho de escrever a palavra apaixonada, você é um menino mal resolvido que, além de curtir a paixão que reputa aos outros, vai levar quilômetros de prancha cerâmica pra entender ao menos um ponto final no texto da Ana, que evidentemente está muito além da tradicional ração que você oferece ao seu cérebro. De qualquer forma, foi bom saber que você lê o nosso blog, idiotas como você são engraçados e fáceis de ridicularizar, como eu particulamente gosto.

    ResponderExcluir
  27. Anderson Bueno,
    O post não seria inútil se fosse a sua irmã, seria?
    Quer saber o nome do encalhado onanista que ofendeu a moça? Olha o Twitter dele aqui, ó: @calheirosrbstv
    O post não é inútil, você é que não tinha perguntado.

    ResponderExcluir
  28. Jussara,
    É tática de advogado barato: o cara, agora, quer desqualificar a vítima, transferindo pra ela a culpa pela ofensa. Ou seja, o repórter agora quer que a Dani seja culpada pelo fato de ele ser um idiota. Tenho pena da Dani, em ter que conviver com gente da mente atrofiada como esse Calheiros.

    ResponderExcluir
  29. Verdade André! O q da mais raiva é que o cara ta cagando (desculpe a expressao) e ainda colocando a Dani como a "que não devia estar lá" e que ele não vai se retratar.. So pq é da RBS ta se achando. Lamentavel. Ate curtia o cara, mas depois dessa, vou rever meus conceitos! Pobre da Dani. Bj

    ResponderExcluir
  30. Pendura as chuteiras Dani! E como assim????????? a poprock nao deu nem um guarda chuva pra ela?? fala serio! falta de profissionalismo. se eu fosse tu continuava me preocupando c a chapinha. Fica na cabine! beijoka

    ResponderExcluir
  31. galera ! agradeço a força de todos mas esse assunto ja esta me magoando de verdade .. foi muito ruim ver o que foi dito .. me senti muito mal pra caramba .. so eu sei tudo que passei nesses quase dez anos de radio .. bj

    ResponderExcluir
  32. Daniela, boa noite!

    "Ninguém nos faz mal (nem bem) sem nosso consentimento."

    Use de toda sua experiência para vencer mais este obstáculo que encontrou. Quando pedimos a Deus coragem, por exemplo, Ele não nos dá ela propriamente dita, mas dá uma oportunidade "conflitante" em que possamos demonstrá-la.

    Erga-se e vá em frente!

    Sairá uma pessoa e uma profissional muito melhor depois deste contratempo! Acredite!

    Nós do "Pimentas no Reino" estamos com você!

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. é verdade , zé ! obrigada pelo espaço no site de vcs ! bjao

    ResponderExcluir
  34. Pensando bem... a Dani vinha se destacando na Máquina, a Atlântida deve estar começando a pensar em copiar a Máquina (sei lá, criar o Café Expresso), e de repente quer deixar a Dani descontente, martelar na tecla do despreparo e falta de assistência por parte da PR, pra comprar o passe mais barato!
    Não seria a primeira vez...
    (teorias conspiratórias são algo de engradaço, né?)

    ResponderExcluir
  35. Ana, levar a Dani pro Pretinho Básico?? ou pro Bola nas Costas??? POde ser, a RBS usa bastente dessa tática!!!
    Espero que não, a POP Rock dá mais liberdade de ação ao repórter!!!
    Um ex-comandante meu dizia que sorte não existia, o que ocorria era estar preparado no lugar certo! E essa é a vez da Dani despontar ainda mais!!!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes