15 setembro 2009

INTELIGÊNCIA DEMITIDA: A decadência de Roberto Justus no SBT?


Caros leitores do Pimentas no Reino,

Roberto Justus é conhecido por ter apresentado um programa de muito sucesso na Record, chamado "O Aprendiz". Conseguia bons índices de audiência, exibindo conteúdo interessante, algo raro na telinha tupiniquim.


Mas, agora no SBT, acredito que conseguirá ser um apresentador comum. É isso mesmo, um apresentador comum. Roberto Justus apresentará o programa "Um contra 100", que nada mais é que o, antes apresentado pelo patrão, "Todos contra 1" remodelado, que não fez sucesso nenhum.


Nos primeiro programas alcançará bons índices, pois toda novidade é assim, mas depois verão a besteira que estão fazendo, desperdiçando um profissional inteligente com um formato gringo besta e já experimentado e vomitado pelo SBT.


É querer demais que o SBT busque aliar um mínimo qualidade e conteúdo interessante com retorno de audiência?

Acho que sim, né? Vide as "pegadinhas picantes", que estreiaram recentemente na tv dita "mais feliz do Brasil".

É mole?

Já fui!


6 comentários:

  1. O blog e ótimo, mas a analise mal feita.

    01- Não entendo como se pode julgar o sucesso ou insucesso de um programa sem assistir, é estilo mar dina ou pai galo?
    02- Mão se deve comparar Silvio santos e Roberto Justus são comandos diferentes e estilo também
    03- Inteligência demitida? Não entendi sinceramente, Roberto Justus vai ter três atrações na emissora de estilos bem diferentes uma no estilo game shows, uma no estilo aprendiz e outra no estilo talk show , então qual prejuízo qual a falta de inteligência ele ganhar mais dinheiro e programas?

    ResponderExcluir
  2. 1 - o formato é conhecido, já se deu mal com o maior apresentador do país.

    2 - Silvio Santos é um show man, Justos é um cara de pulso firme, inteligente, mas com pouco carisma.

    3- como dá pra perceber claramente, minha análise foi tão somente sobre o programa que irá estreiar amanhã... os seguintes, falamos em outra oportunidade.

    O tipo de atração é muito aquém do estilo e da inteligência de Justus. Sempre fui e sempre serei contra a busca somente por audiência, seja em qual emissora for.

    Não acredito que a análise foi mal feita, mas que não atendeu aos interesses e preferências do querido leitor, isso deu pra perceber claramente.

    Um grande abraço e muito obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. 01 – o formato foi conhecido com Silvio santos, e realmente em uma época em que a audiência esta decrescente. Ao contrario da situação atual do SBT que tem mostrado reação
    02 – até então é precoce dizer se vai ou não ser sucesso, ate por que seria uma previsão e isso não cabe a qualquer um de nos quem dirá são os índices de audiência.
    03 - é um game muito interessante e instrutivo
    04 - o comando de Roberto Justus pode sim dar outra cara ao formato, e fazer sucesso ou não.
    05 – dizer que Justus não tem carisma acho precoce é só pesquisar na internet quem é o publico dele, e verá que sim tem, considerado entre os jovens.
    06 – dizer que esta aquém da inteligência dele também, um homen não e julgado como inteligente ou não pela atração que comanda , o maior exemplo disso e Jô soares que por muitos anos participou de humorísticos, e que muita gente não acreditava, é e um homem extremamente inteligente uma atração não determina, quem é ou não, ou se esta a quem cabe apenas ao apresentador julgar isso se ele achasse que estivesse a quem da inteligência dele não aceitaria a proposta? Aceitou NE

    Se o publico da TV buscasse qualidade, a TV cultura lideraria por uma boa parte do dia mas não busca, e eu não sou adepto do falso moralismo da qualidade

    Mas opiniões são opiniões e respeito e aceito o texto acima como sua opinião de telespectador e respeito!

    Agora como critico da área me desculpe deixa a desejar, e quando digo isso não e no sentido de ofender e sim de sugerir uma melhora, boa tarde

    ResponderExcluir
  4. 1 - minha abordagem não é sobre números;
    2 - dentro do cenário atual, fiz esta previsão. Toda previsão antecede ao fato, logo pode-se ou não confirmar... mas tem embasamento para o que eu disse.
    3 - concordo;
    4 - pode fazer sucesso, mas duvido pelos motivos que já disse acima;
    5 - sou um fã do Roberto Justus como Publicitário e como entendedor de administração e cenários estratégicos... como carisma, tá longe de agradar AINDA;
    6 - retomando seu exemplo citado do Jô Soares: fazer humor não é algo menor... Jô não era desacreditado pois fazia humor. Fazer rir é muito mais complexo do que fazer chorar. Se alguém desacreditava de seu potencial só porque fazia humor, era um preconceituoso de "marca maior".

    Querer qualidade não é falso moralismo, não no caso deste blog. Nós acreditamos que há possibilidade de se aliar audiência com conteúdo. Alguns programas conseguem isto... mas algumas emissoras acreditam que só através de "piscinas de amido", "passarelas S", dentre outras coisas, é que se pode alcançar os objetivos. Por isto seus programas não tem vida longa. Entretenimento imbecil tem vida curta.

    Como Comunicólogo acredito da co-participação de emissor e receptor na eficácia da Comunicação. É muito superficial a análise onde aborda que se o povo buscasse qualidade, a TV Cultura iria liderar... num país onde o acesso e a qualidade da educação deixam a desejar, a TV tem um papel importantíssimo no auxílio ao conhecimento.

    Entretenimento descartável não... pelo menos não terá consentimento deste que vos escreve.

    Obrigado pela ótima discussão... é um prazer receber sua visita e participação!

    ResponderExcluir
  5. Os números são um reflexo do que o povo busca, pode não ser do que você busca, mas concerteza o que boa parte da população busca

    Não acho muito superficial a analise, de que se o povo buscasse qualidade a TV cultura lideraria, talvez do seu ponto de vista seja

    A emissora tem programas infantis que instruem, alem de outros programas educacionais

    Almanaque educação alo escola, campus, educação e trabalho, educação financeira, nossa língua, novo tele curso, nossa língua plantão ortográfico tecendo o saber, programas musicais, programas que instruem a como conviver com o meio ambiente

    São programas de excelente qualidade e conteúdo, mas que não dão audiência como o entretenimento que a população busca, pois não sou eu quem afirmo é o iboe instituto responsável na área.

    E quando me referi no tópico anterior, ao falso moralismo da qualidade, referi a minha pessoa eu particularmente não sou adepto, mas se outras pessoas sção como disse respeito mas tenho minhas opiniões baseadas sim nos números, porque nos números? Talvez não reflitam o que um ou outro cidadão busque mas reflete o que a grande maioria da população do pais busca.

    Realmente, o acesso a educação do pais não e dos melhores, mas como disse anteriormente a TV não tem obrigação de qualificar cidadãos , isso é obrigação da escola , e dos pais, e remete a problemas de fins políticos.

    Se os índices do ibope remetem o que o povo busca na realidade, a qualidade ainda não é palavra chave

    Se o povo não gostasse, de piscinas de amido, passarela em s, banheiras, dançarinas de funk, respectivamente não daria audiência e logo os responsáveis tirariam do ar por mais curta que seja a vida destes formatos, meses, anos, dias.

    Para se fazer uma analise concreta, tem que se levar em conta os costumes da população e a audiência, para expressar uma opinião particular não

    Mas como o “pimentas do reino” e um espaço seu, para expressar sua opinião eu respeito são opiniões e pontos de vistas diferentes, respeito o seu apesar de discordar.

    ResponderExcluir
  6. Não buscamos analisar por números³³.

    Nossa opinião em relação a bons índices de audiência com "piscinas de amido", etc... é relacionado ao conceito de "entretenimento descartável", muito bem abordado em meu comentário anterior (vide o mesmo).

    Nossas opiniões se divergem pois analisamos de pontos diferentes.

    Nossa análise foi baseada em qualidade de conteúdo entre os programas "O Aprendiz" e "Um contra 100".

    Nossas opiniões se diferem ainda mais no que diz respeito a importância da televisão na sociedade.

    O "Pimentas NO Reino" é um espaço de todos! Tanto que, todos os comentários são analisados, respondidos, abrindo assim um canal interessante de discussão.

    Apesar de ser opiniões diferentes, alguns fundamentos e teorias de Comunicação não podem ser abolidas em detrimento apenas ao conceito de juízo de valor, que se referiu ao nosso blog.

    Muito obrigado pela visita e comentário!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes