01 setembro 2009

Gugu estreia na Record: o fim da lenda Silvio Santos se aproxima


O leitor é nosso amigo.

Essa plaquinha tá pregada na porta da redação. A gente chega e vê logo a placa dizendo isso. E eu concordo. Aliás, o leitor é a razão de ser da existência do Pimentas no Reino.

Nossos amigos merecem o melhor, eu sei. Mas, nesse singelo post, não vou falar das melhores opções pra noite de domingo. Ao contrário, vou falar de uma bem fraquinha: SBT.

No meu caso pessoal, como não acho a menor graça naquele bando de gente sem banho que infesta o No Limite (tem uma tal de Jessica lá, cuja cara é um breve contra a luxúria, parece uma iguana), e não tenho a menor disposição pra arriscar a programação de fim de noite da Bund, quer dizer, Band, fico com três opções básicas (ah, se eu tivesse TV a cabo...), não necessariamente nessa mesma ordem, claro:

- Silvão, fechando a noite com cinco horas de pegadinhas recicladas da década de 90 e alguns quadros que ele claramente tenta ressuscitar do saudoso Show de Calouros
- Pânico, que anda se renovando e eu gosto de assistir
- Gugu, o novo sócio da Record


Por tratar-se da estreia do Gugu, resolvi pular o Pânico, até porque assisto a reprise na sexta, e tá tudo certo. Assisti ao programa com o controle remoto na mão. Dava uma folga, uma pausa no esquema, e eu zapeava rápido pra ver o que tava rolando no SBT, na primeira noite de duelo entre o criador e a criatura. O Silvão apanhou mais do que tamborim no samba.

Enquanto o Gugu promovia um concurso de dança misturado com um joguinho de sorte, que valia um carro zero pra três adolescentes dançarinos, o Silvão tentava agredir no Ibope, utilizando - pasmem - Ivo Holanda.

É, leitor, cê leu direito. Ivo Holanda.

No mais, concursos de imitadores péssimos, travestis dançando, uns trocados pra plateia, Roque... e era isso que o Silvio Santos tinha pra apresentar, em seu duelo contra Gugu. O mesmo de sempre, Silvão 80 anos, cujas fãs estão morrendo em quantidades industriais.


Estamos, meu amigo leitor, assistindo a um momento histórico. Estamos vendo o fim de uma era, o fim de uma lenda. Senor Abravanel, quando enfrenta Gugu, Pânico, realitys da Globo, enfim... é como Rocky Balboa, no último filme da série: um eterno e inesquecível campeão, cada dia mais próximo do fim da carreira. Não sei se fico emocionado ao presenciar este momento, ou se fico triste. A gente pega no pé do Silvão o tempo todo, critica, tira uma onda, e as vezes a gente até acha que sabe mais do que ele o que é melhor pra ele. Entretanto, não só a equipe do Pimentas no Reino, mas todo mundo que acompanha a tevê brasileira nos últimos anos, sabe que um momento assim, onde a gente vê um ícone desses caminhando calma e passivamente pra última luta, chega a ser um crepúsculo que sinceramente eu não imaginava ver chegar.

O programa do Silvão é ruim, fraco, popularesco até demais. Mas tem um mérito que não dá pra negar: tem muita coragem de bater de frente com o Gugu.


Ah, a estreia do Gugu? Um bom programa, lembrou até os velhos tempos do Domingo Legal, quando ninguém podia com eles. O domingo a noite, provavelmente, volta a justificar a frase " o Rei está morto: viva o Rei"!

4 comentários:

  1. a unica diferença que o gugu é carissimo, e o silvio é 100% lucro, ambos fizeram a mesma coisa que fazem a seculos, nao houve diferença nenhuma, nao vejo porque tanto alarde, vai ter que jogar muita grana pelo ralo pro gugu se firmar naquele horario, o SBT fica na briga até com filme

    ResponderExcluir
  2. Resposta de André Ponte Preta:

    "Jean,
    Num ponto você tem razão, quando aborda o custo benefício. Muito embora você tenha se esquecido que dinheiro, na Record, não é problema, né? Hehe...

    Quanto a terem feito a mesma coisa de sempre, você também tem razão. O detalhe é que nunca tinham feito no mesmo horário, nunca tinham sido concorrentes. No primeiro domingo, mesmo num horário questionável, Gugu deu o dobro de pontos do Silvão, e isso é um indicativo claro de que o patrão não vai segurar a onda por muito tempo.

    O único ponto que eu discordo visceralmente de você é quando você diz que o SBT fica na briga até com filme. Imagina aí o SBT reprisando o Harry Potter pela enésima vez a partir da meia noite, hehehe?

    Abração pra ti, volte sempre!"

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Bom, vou comentar porque já vivi nesses bastidores e a experiência de 10 anos de tv me deu algumas lições!
    A primeira: estreia não é um bom dia para análises. Neste caso estamos analisando a maior troca de todos os tempos da tv, ante um programa que foi gravado e sem grandes atrações.
    O que vai acontecer daqui em diante? Provavelmente Gugu vai ser vice-lider. Mas acho que essa diferença deve cair. Principalmente de fizerem algumas mudanças na dinamica do programa Silvio Santos. E sei que já estão fazendo isso. O Gugu também não será mais "novidade" o que vai também reduzir o fator curiosidade.
    Dizer que é o fim da lenda Silvio Santos é bem forte. Se ele é lenda já conseguiu conquistar tudo o que precisava. Não precisa provar mais nada. Mas é claro que tem que se mexer pra não virar uma atração sem graça e esquecida no domingo a noite.
    Por fim me lembrei de uma situação que aconteceu há algum tempo. Cazé estreiou no domingo a noite na Globo. No primeiro dia bateu o Topa tudo por dinheiro com uma larga vantagem. Os jornais profetizaram a queda de SS. Menos de um mês depois o programa do Silvio Santos, sem ter feito nenhuma alteração já vencia Cazé. Em menos de 6 meses (se não me engano) Cazé saiu do ar.
    TV é assim.. vamos ver. Ainda acho que Gugu vai reinar nesse horário. Esse horário tende a ser o mais disputado da TV.
    Uma boa briga para acompanhar!! Legal seu texto.

    Um abraço

    Antenor Thomé
    www.muraldoantena.com.br

    ResponderExcluir
  4. Resposta do André Ponte Preta:

    "Salve, Antenor!

    Você tá coberto de razão, meu amigo. Não dá pra avaliar o futuro da coisa toda só pela estreia (muito bem lembrado o evento Cazé, na Globo...). Eu, na verdade, aposto na queda do Silvão baseando-me no histórico recente do mesmo. Vamos falar sério: SS tá administrando tudo em ritmo de festa, parece que ele finalmente resolveu curtir uma viagem. Tenho a nítida sensação de que ele está se lixando pra esse negócio. De qualquer forma, como eu disse, o cara é uma lenda. E é mucho macho, porque bater de frente com o Gugu é tarefa ingrata.

    Agora, fechei com você: este horário vai ser o supra-sumo da TV (usar a expressão supra-sumo e chamar os outros de "bicho" é entregar a idade sem medo de usar Grecin 2000!)

    Abração pra ti, obrigado pela visita, volte sempre que puder!"

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes