14 setembro 2009

Globo e Folha de São Paulo adeptas da censura?


Folha e Globo, quase que simultaneamente, criaram regras para seus profissionais atuarem nas mídias sociais (em seus blogs e principalmente no twitter). Basicamente as regras da Folha dizem que seus profissionais representam seus respectivos veículos naquelas mídias e, por isso, não devem assumir posicionamentos políticos, participarem de campanhas ou divulgarem informações obtidas em função do seu vínculo. A Globo foi mais radical e só permitirá que seus contratados mantenham um perfil no microblog mediante autorização.

Em ambas, prevalesceu a visão empresarial.Quem paga o salário manda até no que o cidadão faz em seu tempo livre. A Rádio Bandeirantes(de São Paulo), em feliz contramão, coloca em seu site os endereços de Twitter de seus profissionais com a ressalva de que as opiniões ali externadas não representavam necessariamente a linha editorial da empresa. Ponto para a liberdade de expressão.


Uma coisa ficou nítida: a mídia tradicional está com muito medo do avanço das chamadas mídias sociais. Atualmente, qualquer notícia relevante (não são muitas diariamente) que se assiste nos telejornais noturnos, já chega "velha" para quem teve oportunidade de acompanhar pelo twitter no decorrer do dia sabendo seguir as pessoas certas. Claro que tem muita gente escrevendo bobagem no twitter.Ainda bem. Há espaço para todos. Mas felizmente há também aqueles que sabem usar. E bem.

O trabalho do historiador @laurentinogomes no Dia da Independência foi muito mais esclarecedor do que qualquer coisa que possa ter passado na TV (sobretudo na aberta) sobre o tema. Aliás, não vi nada sobre a independência esse ano na TV.Nem aquele filme com o Tarcísio Meira... Para quem acompanhou recentemente através da @veramartins a tentativa mal sucedida de regresso do presidente deposto Manuel Zelaya a Honduras ou mesmo o julgamento do caso Cesare Battisti pelo STF, sabe que rádio e TV não fizeram grande falta ( e o jornal, aquele que só ia chegar ao leitor na manhã seguinte, menos ainda...).




O que acontecia de mais importante estava ali, em tempo real, em "live blogging", como se diz em português "internáutico"...Quem segue a @YaraGrottera tem toda manhã um verdadeiro clipping das notícias mais importantes, para dar outro exemplo ( e sugestão...). Nesse cenário de informação de qualidade, com múltiplas fontes simultaneamente e de acesso gratuito, é natural que os grandes veículos tendam a se proteger criando tais limitações, visto que, em tese, seus profissionais representariam a elite da informação e da análise. Não dá nem para criticar. Interesses legítimos merecem ser respeitados. Mas que dá perfeitamente para viver sem eles, isso dá...e quando eles perceberem isso, poderá ser tarde...

10 comentários:

  1. Já tinha visto que a Globo fez isso e, como efeito Xuxa, já era esperado. Mas confesso que a inocente aqui não esperava isso da Folha.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que materinha forçada, hein!!! Então é aqui que eu encontro as super "notícias relevantes" como "A Helena tá forçada, a Record isso, o SBT aquilo". Esse blogzinho só existe por causa das mídias tradicionais, meu caro. Tente passar UM dia sem mencionar nenhum artista/personagem/emissora.
    E não tem nada a ver com censura. Qq empresa de bom senso daria um toque para seus funcionários não denegrirem sua imagem na internet. Ainda mais quando a empresa trabalha com imagem. Acorda e deixa de hipocrisia. Entre esses posts forçados pra fingir que tem assunto e nada, fico com o segundo.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite César Santos, tudo bem?

    Obrigado pela visita e por comentar em nosso blog.

    Primeiramente vc tá misturando comentários do twitter do blog com os posts. São dois veículos completamente diferentes, mas não sou eu que vou explicá-lo sobre isto.

    Acredito que tua ignorância não o deixou ver mais do que a página inicial... é uma pena!

    Sem passar da página principal, onde tem os assuntos mais recentes, você perdeu diversas discussões sobre política, sociedade, trânsito, costumes e claro sobre mídia (TV, rádio, internet, cinema...).

    Se buscasse um pouquinho mais assistiria a várias entrevistas com pessoas bacanas que tem algo a mais pra dizer.

    Não vou, não quero e nem conseguiria mostrar-lhe o valor deste blog com palavras, mas se pudesse eu escolheria a do próprio Rafinha Bastos (CQC e comediante stand up), que disse que foi a entrevista mais interessante que ele concedeu em toda sua vida. Faça uma pequena busca... nem precisa tanto, veja a coluna da direita do blog, a "Vale a pena ver de novo".

    Fazem parte da equipe deste blog alguns Publicitários e também um professor de Comunicação. Acredito que podemos, no mínimo, comentar sobre os fatos com alguma propriedade.

    Entre comentários idiotas, grosseiros, sem nexo e nada, fico com a última opção!

    ResponderExcluir
  4. Cesar Santos,
    Primeiramente agradeço pela sua audiência e atenção em nos deixar uma crítica, que se não foi das mais construtivas, pelo menos nos alertou que de fato talvez eu precise variar mais meus temas. Aproveito a oportunidade e te peço sugestões sobre pautas que acharia interessante de ler por aqui. Sendo o tema aprovado comprometo-me em eu mesmo redigir o texto e vamos fazer de tudo para reconquistarmos sua atenção enquanto leitor insatisfeito.
    Saudações,
    Fernando Miller

    ResponderExcluir
  5. cara, o que tem de blog comentando de televisão não é brincadeira. Essa, aliás, é uma das maravilhas da internet, uma vez que a informação da própria TV deixou de ser mão única. Em defesa do blog, eu digo que realmente, por mais que as emissoras queiram, não tem como controlar o que os funcionários digam. Nâo entro nem no mérito de ser uma atitude anti-democrática, anti-liberdade, anti-isso ou aquilo (isso eu deixo pros bispos da record dizerem), mas em tempos de novas mídias, seria mais fácil se adaptar a elas do que pedir pros funcionários "pegarem leve".

    Agora, para (tentar) ser imparcial, em defesa do Cesar (se esse é mesmo o nome dele.... anonimato é outra maravilha da internet) eu diria que notícia na internet e na TV são coisas totalmente diferentes e há público para ambos. Eu mesmo passo o dia navegando no UOL, Blue Bus, GLobo.com, ou aqui mesmo e, ainda assim, procuro sempre acompanhar o JN e o Jornal da Globo (este que considero o melhor jornal (tele ou não) no Brasil).

    Um outro comentário, agora sobre esse post de resposta do site é que o Rafinha... ok, vai lá... é um cara engraçadinho, faz comédia na TV e tal.... mas pra mim está longe de ser referência em opinião pública. Foi a melhor entrevista dele? Ok, bom pra ele. E além disso não é o título de professor, publicitário e jornalista que faz um blog ser atraente ou não. Nada substitui o conteúdo.

    E por fim um toque para o Zé e o César... as ofensas são a parte mais destrutiva de qualquer espaço público (incluindo blogs). Não é à toa que nosso Congresso virou o que virou.... é uma apelação muito populista que não leva a lugar nenhum. Então fica a recomendação para dispensarem o "hipócrita" e o "ignorante". O Pimentas tem sido um site interessante e não devia descer ao nível de alguns comentários.

    ResponderExcluir
  6. Caro Fernando Spositto, bom dia e obrigado pela visita.

    Gostei muito do seu comentário e respeito sua opinião, mas reintero que, uma pequena busca, nos marcadores ao lado, verá a amplitude de assuntos abordados por este blog. Televisão é o mais abordado justamente por ser, em matéria de crítica, o que mais dá "pano pra manga" atualmente.

    Sobre o Rafinha Bastos, amigo Fernando, espero que tenha assistido a entrevista. O que vemos na televisão ou nos shows ñ traduz completamente quem é o sujeito. Não fique apenas com o "lado A" que é mostrado pela mídia massificada. Eu me surpreendi com a inteligência e clareza de idéias que o mesmo demonstrou na entrevista que nos deu, assista e entenderá o que estou dizendo.

    Sobre ser Publicitário, Jornalista... realmente não é aval para um blog ser bom ou ser ruim. O que disse sobre isto é que temos um mínimo de "propriedade" em abordar certos assuntos (a exemplo deste post), que envolvem Comunicação, justamente por ser nossa área. Ninguém dá palpite no trabalho do médico, do engenheiro, mas todos "entendem" de Comunicação.

    Um grande abraço e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  7. Cesar,
    Estou aguardando sua sugestão sobre pauta...
    sds,

    ResponderExcluir
  8. Uau, que repercussão!
    Eu até iria direto pra sugestão de pautas, mas quero passar por uns pontos antes. Por partes então....
    ok, blog, orkut, twitter, facebook.... são todos diferentes, mas ainda assim quando estão sob o mesmo guarda-chuva e usando o mesmo nome, devem ter algo em comum, né? Näo é possível ter opiniões controversas no blog e no twitter.

    Segundo... então tá... vou dar uma passada pelas matérias e dps vejo se tem mais coisas sobre TV, política ou sociedade.... comento depois.

    Terceiro..... acho que o meu maior erro (não ignorância) foi não ter percebido que o Pimentas representa a opinião pessoal do autor... mas ainda assim é preciso tomar cuidado para lançar tantos posts sobre os bastidores da TV. Continuo defendendo a posição da Globo e Folha como uma medida com a melhor das intenções para defender suas imagens. Elas vivem disso. Não vejo como censura, mas como um senso empresarial. Eu li o comunicado interno da Globo e pede para os funcionários não abrirem sigilos da empresa em redes sociais. Não é lógico?

    Por último... televisão é o que mais dá "pano pra manga"?! Pra mim o que dá muito mais pano pra manga é a nossa política, que cada dia aparece com uma surpresa, um circo ou uma pizza fresquinha. O que a Xuxa fez ou deixou de fazer não é nada perto das barbaridades que o Sarney faz no Senado - e essas sim interferem na nossa vida e no nosso bolso. Como o Fernando disse, tem muito blog comentando sobre TV porque, no fundo, é o mais fácil. E como todo mundo sabe do que se trata, o apelo é muito maior. A TV entra nas nossas casas, é só apertar o controle remoto e preparar o teclado. Ao contrário do nosso Senado, ela é super transparente. Não tem como negar o que passou lá ou não. E muita gente ganha dinheiro comentando sobre isso.... Daniel Castro, Flávio Ricco, Ricardo Feltrin, Lauro Jardim, Fabíola Reipert, Keila Jimenez.... apenas pra citar alguns (sem citar os colunistas de fofoca). E convenhamos.... a Globo, pelo menos, já tem concorrência suficiente pra lhe encher o saco... ou é o bispo, ou a TV a cabo, ou o DVD, ou o horário de verão, ou o total de ligados que cai, ou o sol lá fora que tira as pessoas de casa, ou a internet, ou a chuva que derruba a energia, ou o governo que enche os intervalos de propaganda com MPs. A TV é cheia de defeitos, mas também é cheia de qualidades. Não é à toa que ainda é o meio mais assistido e o queridinho dos publicitários. Acho que, no fim, comenta-se tanto sobre TV porque pimenta no reino dos outros é refresco.

    Finalmente, sugerindo pautas.... sou rato de internet e sinto falta de comentários sobre cinema e filmes. Todos que leio são tendenciosos demais e espontâneos de menos. Além disso, às vésperas de eleições presidenciais, comentários sobre política também são importantíssimos. É fato: brasileiro não sabe votar para senador e nem deputado (presidente eu nem comento). Acho que seria legal o Pimentas lançar informações sobre o que esse povo tem feito lá em Brasília ou nas suas cidades. Quando finalmente chegarmos mais perto das eleições, não é no site dos políticos que vamos procurar informações sobre eles. Será nos pequenos formadores de opinião, no boca a boca, nos comentários mais sensatos. Acho que a internet tem um potencial incrível para isso. E tem melhor palco do que as eleições presidenciais?! Ainda assim, comentários sobre TV são sempre bem-vindos. É uma ótima forma de entretenimento, mas também de informação. Por isso é preciso tomar cuidado para escrevê-las.

    Peço desculpas pelo meu post ontem. Perdi a cabeça e (parte da) razão. Abs.

    ResponderExcluir
  9. Olá César,

    Primeiro: as opiniões no twitter e no blog não são controversas, apenas abordamos coisas no twitter que não abordamos no blog, situações corriqueiras, opiniões pontuais, ...por isso a crítica minha a sua confusão de mídias.

    Segundo: Ok, veja nosso conteúdo, assim verá sobre vários assuntos.

    Terceiro: nosso blog não trata de bastidores da televisão. Volta e meia pode ter algo relacionado, caso venha complementar algum pensamento e/ou opinião nossa. Nosso blog se propõe a mostrar a nossa visão (são 8 autores), sobre assuntos atuais relacionados a mídia, política, sociedade, et all.

    Para facilitar em sua busca, seguem os marcadores de assuntos:

    André Ponte Preta (85)
    Belzebú (3)
    Censo TV Brasileira (11)
    Cinema (5)
    Crimes (3)
    César Leão (2)
    Economia (2)
    Educação (4)
    Esporte (24)
    Faixa do Gaze (8)
    Fernando (7)
    Ilse (1)
    imprensa (28)
    Infantil (4)
    Injustiça Social (1)
    internet (44)
    Inutilidades (98)
    Jairo Lire (1)
    Justiça (2)
    Lucas (3)
    moda (8)
    Música (42)
    Pai Cézar (2)
    Pimentas Abduzidas (24)
    Política (39)
    preconceito (35)
    Publicidade (30)
    Religião (17)
    Roberval (1)
    rádio (12)
    sexo (7)
    Televisão (212)
    Trânsito (1)
    Zé (208)

    Sobre a Globo e a Folha de São Paulo: meu caro, o que foi divulgado é apenas a ponta do iceberg... a real intenção deles, ficou clara, mas este é um assunto para vc discutir com o autor do post, o Fernando Miller.

    Nossa proposta em comentar também sobre TV não é entreter as pessoas. Muitos de nós somos Comunicólogos, outros aspiram em ser, e nossas críticas são uma pequena forma de contribuir com a reflexão de quem nos lê, para não engolir tudo, sem saber o que é, ou pra que seja.

    Utopia, meu caro? Mas, a sensação de não estar de braços cruzados já nos conforta, ao contrário de tantos que se aquietam.

    Obrigado pela educação do segundo comentário.

    ResponderExcluir
  10. Comentário do André Ponte preta:

    "C. Santos, bom dia.
    Aqui é o Ponte Preta, provavelmente a criatura mais velha na redação do Pimentas. Ando acompanhando sua participação, e vou lhe ser muito sincero: apesar de você ter perdido um pouco do tom, acho que você tem um ponto de vista bastante esclarecido, e quando a gente tem pela frente os comentários embasados que você apresenta, dá gosto continuar botando o bloco na rua, fazendo este blog, falando sobre os mais variados assuntos.

    Evidentemente, vou lhe recomendar dar uma zapeada pelos arquivos do blog, e você vai perceber que a gente fala sobre tudo, aqui. Pimenta em tudo é refresco, bicho. Nossa equipe tem gente de tudo que é lugar, com varias idades e ideologias... mas o Pimentas é um blog onde a gente emite nossas opiniões, dá nossos palpites, faz nossas previsões... sobre tudo, inclusive política, conforme você pode ver por alguns de nossos posts mais malcriados, heheh...

    Enfim, pra resumir isso: obrigado pela participação valiosa. Mas gostaria de pedir a você duas coisas, meu caro C. Primeiro, não hesite em nos enviar suas sugestões de pautas. Segundo, quando tiver um tempinho, por favor, entre em contato comigo através do andrepontepreta@gmail.com . Acho que você pode fazer mais do que somente as sugestões, se é que você me entende.

    Abração pra ti, obrigado pela visita."

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes