20 setembro 2009

Gaúchos: Buenas e me espalho


Guerra dos farrapos

"Buenas e me espalho. Nos pequenos dou de prancha; nos grandes dou de talho”.

A frase dita pelo Capitão Rodrigo Cambará no bolicho de Juvenal Terra, na mítica Vila de Santa Fé, em “O Tempo e o Vento” de Érico Veríssimo, tornou-se uma espécie de símbolo referencial da cultura do Rio Grande do Sul.

Me desculpem os outros brasileiros, mas me orgulho muito de ser gaúcho, até mais do que de ser brasileiro!!!

O mês de setembro tem uma grande importância para o Rio Grande do Sul. 20 de Setembro é a data máxima do Estado e do nosso povo. Neste dia, em todos os recantos, os gaúchos reverenciam a Revolução Farroupilha - marco da história e da formação política da sociedade rio-grandense - suas causas e ensinamentos.

Sim, não direi todos para não incorrer em erro, mas praticamente todos os Gaúchos sabem o Hino do Estado, e me incluo nesse grupo, e acho difícil, pois nunca ouvi falar, que brasileiros de outro estados saibam o seu Hino....

O orgulho e a paixão por esta terra são tão fortes que em 1947, foi criado o Departamento de Tradições Gaúchas no Colégio Júlio de Castilhos, por Paixão Cortes, e que deu origem ao 35 CTG, e a tantos outros CTGs (Centro de Tradições Gauchescas) que hoje mantém viva essa paixão em outras terras.

O estado do Rio Grande do Sul é considerado um dos mais politizados do Brasil, onde as campanhas políticas são elaboradas com projetos e com propostas, e não apenas com um nome. Estado que possui uma parte de seus gastos com orçamento decididos pela população através do Orçamento Participativo e onde as eleições são acirradas, sendo os votos disputados palmo a palmo, mas que, na minha opinião, cometeu um grande erro nas eleições de 2006!!

Para tentar tirar Olívio do 2º turno, muitos eleitores do Rigotto resolveram votar na Yeda, e aí foi ela e o Olívio pro 2º turno. E, “anti-PT” raivosos que eram, elegeram a Yeda. Fosse reeleito Rigotto, o Rio Grande do Sul teria um governo menos pior do que o da Yeda. Na campanha eleitoral a atual governadora prometia “um jeito novo de governar”, pois bem, hoje quase no fim de seu mandato, vemos o jeito novo dela...

Yeda, conforme denúncias da imprensa gaúcha e nacional, fez as mesmas coisas que já foram feitas, uso de caixa 2, manipulação de resultados, manobras políticas...

No dia 10 de setembro a Assembléia gaúcha resolveu instalar a CPI do Detran, que investigará as possíveis fraudes lá praticadas que teriam desviado R$ 44 milhões da autarquia, que supostamente está ligado a compra da casa da Governadora com propinas.

O PSDB gaúcho usou das mesmas táticas por ele condenadas, na tentativa de barrar a apresentação de provas, gravações e transcrições de conversas telefônicas que confirmariam denúncias de corrupção no Detran-RS (sim, pimenta nos olhos dos outros é refresco!!) mas, não adiantou muito, além de estar instalada a CPI do Detran ainda foi aceito, no dia 10/09, o pedido de impeachment da governadora por crime de responsabilidade, já que podem haver 26 pontos ligando a Governadora ao desvio de verbas da autarquia.

Nesse vídeo o Dep. Federal Enio Bacci, cita o nome de Ana Pellini, ex Diretora-presidente da FEPAM, órgão ambiental do Estado e atual Secretária Geral de governo, nomeada para assumir a Secretaria Geral de Governo.

neste vídeo, o Deputado Fabiano Pereira questiona o advogado Carlos Rosa, sobre contratos da Fatec.

E mesmo assim, o povo não perde o bom-humor, como podemos ver Roubalheira no Detran/RS!


A partir do que eu escrevi até agora, pode-se pensar "mas esse governo não fez nada de bom?", o que não é verdade, no governo Yeda o estado do RS atingiu o Déficit Zero, atingido em dezembro de 2008, foi uma marca histórica! O RS, nos últimso 37 anos, teve mais despesas que receitas, e seguidamente recorria a empréstimos até para pagar o 13º do funcionalismo público! Essa marca foi atingida à custa de baixos investimentos, algum esforço seria necessário!!!

Pois é, as coisas não estão bem na política gaúcha. Não tem problema. O gaúcho saberá resolver seus problemas. O que não acaba nunca é o orgulho de ser gaúcho, e levar no peito as cores de um dos Estados mais ordeiros e produti-vos desta nação. E você, leitor, não perca nenhuma oportunidade de vir conhecer as belezas e a riqueza do Rio Grande do Sul, que lhe receberá com a hospitalidade e o carinho do povo gaúcho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes