22 setembro 2009

Ecochatos... Sustentabilidade?



Queridos amigos leitores do Pimentas! Olá a todos!

Então....

A onda agora é planeta pa cá, planeta pra lá... Aquecimento solar ..... sustentabilidade......É o grande engodo do momento.


Você vê as propagandas sobre os novos apartamentos e escritórios, fica impressionado, e:
–“Nossa! Que legal!... Vou ser o máximo! Vou morar num prédio sustentável!......Muito “chick” eu vou ficar! - fica pensando toda lampeira. Nã, nani, nani nã,nã! Puro engano seu! Você vai é entrar bem!



Pra começar esses apartamentos em média são de 20% a 30% mais caros, que os de prédios considerados “normais”. A manutenção também mais cara e complicada! Vamos começar do começo! Ou melhor, do visual dos prédios. Se der uma olhada na quantidade, inclusive, os que se dizem sustentáveis, que usam vidros como paredes externa, ao invés de alvenaria. Isso causa aquecimento, porque o sol bate em um, reflete no outro, que reflete no outro, que reflete no outro, e a região se torna um forno. Aqui em São Paulo dê uma passadinha na Av. Berrini, ou qualquer outra rua da região do bairro Itaim em dia de sol. O mormaço sobe ... Esses prédios de escritórios não têm janelas! Ar condicionado funcionando o dia todo. Muito sustentável... Ah é!



Outra conseqüência disso são os pássaros que perdem a orientação e se chocam, porque os vidros se tornam espelhos. Se alguém for daquela região pode confirmar isso!Outra coisa ! As grandes poluidoras do ambiente são as indústrias de cimento e ferro. E quais desses dois materiais foram substituídos? Nenhum porque simplesmente não existe o que os substitua à altura! Simplesmente o prédio cai!


Falam também de tinta com pigmento ecológico! Ah tá! Depois de seis meses tenho que repintar tudo. E esse pigmento eu consigo onde, em escala comercial? Na Amazônia?!
Sabe a churrasqueira? Prometem que será alimentada com pedras vulcânicas, e não carvão tradicional! Eba! ......De onde??




Banheiros servidos com água da chuva reaproveitada! Haja chuva! E essa água será armazenada onde? No alto do prédio? Então reforça a estrutura senão cai! E ai vai mais pedra, cimento, ferro, concreto! Não!!!!!! A caixa dágua fica embaixo! Tá bom, então, vai precisar de uma bomba funcionando dia e noite, levando água pra cima, e dá-lhe eletricidade!


Mas então vocês vão me perguntar –“ Todos que falam em sustentabilidade são falsos? É claro que não! O United State Green Builduings Council – USGBC, é uma organização voltada para a preservação do meio ambiente, com sede em diversos paises, conferem o selo LEED, de sustentabilidade, baseados em quesitos que são exigidos na construção.
A Europa, com exceção da Itália, Estados Unidos (internamente) e Oriente Médio (Dubai principalmente) respeitam muito a questão da não poluição do planeta, da sustentabilidade.
Em Dubai existe prédios lindíssimos usando exclusivamente energia solar. Nesses países não se recebe alvará de construção se não forem observados vários itens da sustentabilidade.



Aqui já existe um selo de qualidade brasileiro, mas tudo ainda no começo. Nossas autoridades não conseguem deliberar sobre as construções “normais”, uma planta de uma construção, leva meses para ser aprovada. Nos EUA, por exemplo, algumas horas, você entra com o pedido de manhã, no final da tarde já está tudo resolvido.


Mas a onda agora é sustentabilidade, preservação do meio ambiente, e esse tema vende imóveis, mesmo que depois se torne um problemão! De repente, você fica com um mico na mão! Condomínio lá na Lua e nada funciona!



Ou não??????
O que você acha?
Comente!

2 comentários:

  1. Sustentabilidade é coisa séria! Mas, na boa, não vai dar pra fugir dos caras que querem ganhar dinheiro com isso!!! Obrigado pelo post... Precisamos de mais orientação sobre isso! Abrir o olho nunca é demais!!!

    ResponderExcluir
  2. O nome do mercado "verde" especulativo é GRENWASH - LAVAGEM VERDE! Termo que usa como referencia uma tinta branca de baixissima qualidade para pintar fachadas e dar uma cara de "novo" ao antigo imovel na hora da venda - "WHITEWASH".

    Deem uma espiada na materia da Revista Época Negocios - "Verde de mentira - Muitas empresas usam a propaganda para mascarar um desempenho ambiental fraco e ludibriar o consumidor com anúncios mentirosos" - http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/0,,EDG78907-8493-7,00.html

    Minha dica: sempre optem por produtos verdes, precisamos estimular esse mercado, porem não acreditem em tudo, pesquisem, existe muita informação no merdado, sejam consumidores conscientes!

    Abraços Arq. Geórgia Zorzella

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes