01 setembro 2009

"Blog do Planalto" não é do Planalto e nem é blog?



Estreou, finalmente, o Blog do Planalto, aquele que seria o canal de comunicação direta do presidente com o público. Seria, caro internauta, seria... O Blog do Planalto não é de autoria do presidente.


Está lá, no próprio "Blog", com todas as letras:


O Blog do Planalto é do Presidente da República?

Não, o Blog do Planalto é um canal de comunicação da Presidência da República com a sociedade.

Por "Presidência da República" entenda-se uma equipe que cuida da "imagem" e de empacotar a "opinião" do presidente.


Tem mais: o Blog do Planalto não é, acredite, um blog! Afinal, o que é um blog? É um site onde o autor se expressa de forma direta e em contato e confronto permanente com os comentários dos visitantes. Exatamente como acontece agora, nesse post, ou em qualquer outro blog.


No Blog do Planalto, além do presidente não se expressar diretamente com a gente, a equipe responsável pelo blog também não ouve. Lá está também, com todas as letras, essa informação:


O Blog do Planalto terá área para comentários?

Não. A princípio, o Blog do Planalto não terá área de comentários. Há dificuldades práticas para administrar essa interatividade.

Que "dificuldades práticas" serão essas de administrar a "atividade" de ouvir a nação? Será a dificuldade de aguentar a nossa opinião sobre a aliança de Lula com José Sarney, por exemplo? Equipe para isso, o Blog do Planalto tem: são seis profissionais exclusivos só para atualizar o blog. Tenho convicção que, com seis profissionais e um software relativamente simples e gratuito, seria possível dar conta do recado de moderar os comentários dos internautas para que o Blog do Planalto se tornasse realmente um blog.


Sendo um canal controlador, de mão única, temo que o destino do "Blog do Planalto", iniciativa elogiável, possa ser virar mais um dos muitos canais de comunicação "oficial", chapa branca, do governo e se juntar à Radiobrás (que faz bem esse papel, diga-se), a TV Brasil (teoricamente uma TV pública, que não deveria ser controlada pelo executivo), o Diário Oficial, a EBC, a NBR... sem contar os veículos próprios particulares- rádios e TVs- que estão nas mãos de políticos (o que, segundo a constituição federal em vigor, é ilegal, diga-se). Ao invés de pluralidade, múltiplos canais e vozes, vejo que o estado brasileiro- Executivo, Legislativo e Judiciário- caminham, infelizmente, de marcha à ré para o velho curral eleitoral analógico mão única de sempre.


O "Blog do Planalto" poderia ser um passo histórico e importante na relação do poder executivo com a sociedade. Sua mera publicação gerou tanto tráfego na internet que chegou a tirá-lo do ar nas primeiras horas de vida dele. A socidade tem interesse na transparência do diálogo com o chefe da nação, por isso merecia ser tratada com mais respeito e atenção. O que não está acontecendo no momento com o "Blog do Planalto", infelizmente.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes