02 setembro 2009

"Bela, a Feia": nem a produção assiste



Salve leitor do Pimentas no Reino, tudo numa boa?

Não repare o meu mau humor. A culpa é do Zé.

Logo que eu apareci na nossa redação virtual, ele me propôs uma pauta pra hoje: falar sobre a inacreditável performance da novela "Bela, a Feia". Inacreditável performance porque um ser humano razoável não conceberia o fato de uma novela ter números no Ibope que são ainda piores do que a novela do SBT, "Vende-se um véu de noiva". Palavras sábias do Zé: "perdeu da novela do SBT, vai empatar com quem?"


Pronto. Tá explicado, o negócio. Tão explicado que eu vou expor aqui um ponto de vista meu que causa brotoejas num monte de gente: eu adoro a Rede Globo. Não estou falando de conteúdo ideológico, a Globo é chapa branca e defende os seus próprios interesses, e eu não estou nem aí pra isso porque não é a Globo quem resolve o que eu faço da minha vida. A questão não é essa. A questão é que eu gosto do fato da Globo ter gente competente pra fazer as coisas que faz.

Assista a um capítulo de uma novela da Globo. Perceba que os cenários tem janelas. Detalhe besta, né? Mas não é. Tem toda uma equipe técnica ali pra fazer com que isso aconteça. Troque de canal, dê uma olhada na péssima novela que a mulher do Silvão diz que é dela, mas tem uma equipe de doze pessoas pra ajudar a escrever. Veja que cenários vagabundos, perceba a quantidade de atores que não conseguiriam vaga em "Malhação". Veja que qualidade fuleira.

Volte pra Globo e preste atenção nas histórias. Tudo bem que nem toda novela é um texto ótimo. A Globo, a uns anos atrás, tentou inaugurar a moda dos mutantes na TV e botou no ar uma bobagem chamada Olho no Olho. Era tão ruim que todo mundo que assistiu a novela ficou viciado em Lexotan. Tirando esses tropeços normais, a maioria é sucesso. Volte ao SBT. Alguém consegue explicar um roteiro tão ruim, tão mal pensado, tão fraco?


Resumindo: a Globo faz novelas com qualidade, com acabamento, com talento. O SBT faz porcarias mexicanas que envergonhariam qualquer camelô no Paraguai.

Se com tudo isso, meu caro leitor, "Bela a Feia" está levando um couro no Ibope, e perdendo pra novela do SBT, eu lhe pergunto: vai empatar com quem?

2 comentários:

  1. Se as emissoras não derem chances para novos atores, então só veremos os mesmos atores até os coitados morrerem? Imagina só, eles velhinhos e atuando?

    ResponderExcluir
  2. Resposta do André Ponte Preta:

    "Jovem,
    Ninguém aqui disse que novos atores não merecem chances. Alguns jovens atores, como aquele monofásico Java Mayan, conseguem chances e desperdiçam. Outros, como a Fernanda Vasconcelos, conseguem e aproveitam. Mas, volto a dizer: ninguém aqui falou em chances pra novos atores. Agora, esse negócio de "novos atores" não pode servir como desculpa pra fazer mal feito. Vende-se um véu de noiva, por exemplo. É uma novela cheia de novos atores, e é uma das maiores porcarias televisivas de todos os tempos..."

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes