11 setembro 2009

Twitter e a banalização do #Follow Friday

Fala galerinha do mal!

Vocês já devem estar pensando “lá vem o Belzebú criando mais uma quizumba...”. Podem apostar que sim! Há tempos que queria fazer um post sobre a babaquice que o Follow Friday se tornou e agora que os pimentas me acolheram vou finalmente exteriorizar a minha indignação com o que sou obrigado a aturar toda sexta-feira.

Vamos começar por partes. Oi, eu sou o Belzebu, tudo bem? Beleza. Para os que já me conhecem pelo twitter (http://www.twitter.com/obelzebu) já devem ter presenciado pelo menos um dos meus pitacos por causa do maldito #FF.

Bonitão né?

Em resumo, o Follow Friday (ou #FF) foi criado com o intuito de divulgar o twitter de alguém que você segue para as outras pessoas, pessoas que você viu algo de interessante e gostaria que seus amigos também vissem. Então foi criada a idéia de toda sexta-feira as pessoas indicarem alguém com uma mensagem, tipo “Follow Friday: @OBelzebu, o diabo mais quente do twitter!”. Até aí beleza, era muito válido principalmente enquanto o twitter não era tão popular, as pessoas iam se achando e conhecendo novas pessoas.


O problema começou com a orkutização do twitter. Maldita Inclusão Digital! Conseguiu ferrar com o Orkut e agora o twitter está no mesmo barco. Quando as pessoas descobriram que era possível interagir com várias personalidades famosas pelo twitter, o negócio virou uma febre. Com uma multiplicação de usuários maior do que no final do filme Gremlings 2, o negócio virou uma loucura. Se antes a fama de uma pessoa era medida em quantos perfis a pessoa tinha no Orkut (porque quando chegava a 999 não podia mais ter amigos, 11° mandamento: nenhuma pessoa na terra poderá ter 1000 amigos!) hoje a fama é medida pela quantidade de followers no twitter.


O que aconteceria se a gente jogasse álcool-gel?

É incrível, vale tudo pra conseguir follower. Criar bots (um tema que renderia um post inteiro, deixo pra próxima); prometer brindes (mais um tema obscuro); e, claro, indicar pra ser indicado. Aí que o nosso querido #FF dançou. Começou uma comercialização de indicações, de “me segue que te sigo de volta!” que fica a pergunta no ar: pra que ter duas mil pessoas te seguindo se tudo que você escreve é “Follow @ciclano, @beltrano, ...” ?! (sim @twitteirojesus e @follownois, essa foi pra vcs!). E do que adianta sermos indicados, mas no meio de 600 outras indicações? Acho lindo qd começam a fazer as indicações por “classificações”: “Agora, o pessoal do outro mundo! #FF @Deus, @Belzebu, @Jesus, @Diabinho ...”


Essa cara de malandro não me engana.

Sei que não fará a menor diferença o que este pobre diabo pensa, mas seria muito legal ver o #FF voltar a ser como antes, servindo pro que ele foi feito: indicar pessoas interessantes e não ser uma moeda virtual.

Ah, quem puder aí, dá #FF pro @OBelzebu! LOL }=D

#bjocomentem

9 comentários:

  1. A-D-O-R-E-I!!!!
    Qdo entrei no Twitter fazia meu FF assim, sempre indicando os preferidos mas com a popularização da prática aderi a indicação automática e passei a indicar pessoas que eu mal sabia no nome.
    Seu post mudou minha maneira de pensar amigo do inferno, a partir de hj só indicarei quem eu realmente achar que vale a indicação!
    Beijos pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Vlw Ive! Tá na lista VIP de entrada aki embaixo, com direito a caipirinha liberada!

    Mas agora fiquei meio perdido, não era pra eu estar praticando o mau ao invés de melhorar o mundo? Fiquei confuso... }=/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei do tom irônico e informativo do post. Faço #FF indicando pessoas que acredito serem legal vc indicar para outras pessoas lêem, apenas. Esse negócio de ter nº e não leitores, é besteira...rs...ainda tem gente que acredita nessa ilusão de que mtos seguidores é sinal de sucesso, e não de trabalho.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Adorei, como sempre ótimos textos
    muito chato isso de seguir pra ser seguido ^^

    Beijo pra vocês =D

    ResponderExcluir
  5. Vlw Paula e Wander! Podem contar cmg pra continuar metendo pau nessa galera mala! rsrs

    E obrigado pela visita!

    #bjometwittem

    ResponderExcluir
  6. caramba, eu nunca vi graça neste #FF...e nunca comecei a seguir alguém por causa disto!
    mas concordo totalmente com o @OBelzebu!
    é detestável quando chega a sexta só tem twittadas do tipo sigam @fulano,@ciclano,@..., @ele, @estetbm! o twitter perd totalmente a graça na sexta-feira!chega a ser quase um desrespeito.

    gostei muito do post!
    bjos a todos

    ResponderExcluir
  7. Pois é parceiro!

    Eu agora estou mais "seleto" com meus #FF...

    Uma pequena descrição do porque da indicação, acho que ameniza um pouquinho da banalização da tag, e a torna mais interessante.

    Belo post, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre fui seleto com meus #FF e ainda mais com quem eu sigo.

    E, sinceramente, eu acho tão idiota aquela galera que fica "deprê" por conta de unfollow...
    É um lance que eu nem presto atenção direito até porque eu não tempo tempo de prestar atenção nesse detalhe.

    :D

    Eu postei no meu blog um lance parecido, e citei o texto daqui.

    Corre lá depois:


    http://okazi.blogspot.com/2009/09/desorkutizando-o-twitter.html

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. õo valeeeu mesmo, consegui descobrr q eraa, e concordo contigoo fika chatoo isso, valeeu

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes