16 agosto 2009

5º round da polêmica Globo x Record: Enfim, um contra-ataque decente



Meus caros leitores do blog Pimentas no Reino,

foi ao ar hoje, na Rede Record de Televisão, o Repórter Record Especial, apresentado por Marcos Hummel. O que o fez "especial" foi o tema ser sobre os ataques que a Igreja Universal do Reino de Deus - IURD - vêem recebendo pela mídia, em especial a Rede Globo de Televisão.

Se referindo a Globo como "Onipotente Vênus Platinada" cumpriu o prometido. Foi uma excelente resposta às acusações do ministério público e as "apimentadas" da Rede Globo. Não estou julgando se o que disseram é verdade ou mentira, apenas dizendo sobre a qualidade do programa apresentado.

O programa questionou a possível não isenção do promotor do ministério público, responsável por estas denúncias, Roberto Porto. Este mesmo promotor já passou por uma situação bem "incomoda" em sua carreira. Roberto foi afastado da promotoria por favorecimento à rede Globo em 2003. O promotor, alegando ser trabalho para o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado -GAECO - , entrevistou o traficante Fernandinho Beira-mar dentro de um presídio de segurança máxima, logo após estas imagens foram vistas na tela da Globo.

Além disto, Roberto Porto é ex-amasiado da Juíza responsável pela 9ª vara de SP, Patrícia Alvarez Cruz, que pediu (estranhamente) afastamento do cargo, poucos dias antes do promotor apresentar esta denúncia. Lembro-lhes, que se caso fosse confirmado este relacionamento e a juíza fosse a responsável pelo caso, poderia cuminar até na extinsão da denúncia.

O advogado da Rede Record de televisão, Arthur Lavigne, afirmou que não há nada de novo nesta acusação contra Edir Macedo, que são as mesmas denúncias apresentadas e arquivadas em 1993. Esta mesma opinião foi proferida nesta semana também pelo Senador Marcelo Crivela (PRB - RJ), sobrinho de Edir Macedo.


Em entrevista exclusiva, Edir Macedo afirmou que em sua igreja ( com 4.872 templos no Brasil e no mundo) há, como em todas, pessoas que roubaram, adulteraram, extorquiram e praticaram pedofilia, mas que estes, quando descobertos, são expulsos da instituição. Mas, Macedo, são expulsos? Cadê o "perdão" pregado por Cristo?

Edir Macedo disse que se fosse realmente chefe de uma quadrilha, de uma gangue, que nunca iria investir numa emissora de TV, numa Igreja, pois são empreendimentos que não dão lucro, apenas trabalho.

Disse ainda que a motivação da perseguição que é vítimado, se dá pelos índices de audiência que a Record vem obtendo hoje.
Comparando os dados do IBOPE do ano de 2004 e o de 2009, a Record cresceu consideravelmente, confira:

2004:
Globo 50,1 pts
Record 9,6

2009:
Globo 40,8
Record 17,2

O Bispo disse que a Globo não está pensando só no hoje, mas no futuro, pois a tendência da Record é só crescer, atingindo, tavez em 2 anos, a liderança. Ele ainda disse que a Globo já teve medo até de ele se candidatar a presidência do nosso país, é mole?

Ainda sobre as denúncias de pessoas serem coagidas pela IURD, Macedo disse que não sabe se é verdade, mas mesmo sem saber da veracidade, duvida pois é muito fácil comprar pessoas para falarem qualquer coisa.

Edir Macedo disse que pessoas inteligentes pesquisam, já as burras, que apenas se "alimentam da mídia, têem suas cabeças levadas por ela.

O bispo Edir Macedo, detentor de 90% da Record (os outros 10% são de sua esposa) diz que sobrevive apenas com um salário da IURD e os direitos autorais que recebe por suas obras publicadas. Disse ainda que ficou muito feliz na terça-feira(11-08-09) com as denúncias exibidas pela mídia, pois isto re-aquece sua fé, de seus fiéis e faz a igreja crescer, como fez de 1993 até os dias de hoje.

Contra-atacando a história do avião da IURD, Macedo disse que se não tivesse este meio de locomoção, seu trabalho seria muito mais difícil e que os que viajam com ele, correriam risco de morte, devido às grandes conquistas de sua igreja e emissora de TV.

Edir Macedo diz que, no alto de seus 64 anos, sua missão na terra é colocar a Rede Record na liderança da audiência e levar a IURD até o oriente, aos muçulmanos.

Além de defesa, o Repórter Record apresentou denúncias contra a Rede Globo. Além das mesmas do "Muito além do cidadão Kane", produzido pela BBC, denunciou que o terreno ao lado da Globo em SP, cujo proprietário é o Governo do Estado de São Paulo, foi cercado e juntado ao patrimônio da emissora carioca. Foi aberta concorrência para vender o lote (cerca de 12 milhões de reais), mas depois foi "estranhamente" revogada a decisão, deixando em posse da Globo.

Ofereceu denúncia também, dizendo que a Globo pegou um empréstimo ilegal com a Caixa Econômica Federal, no valor de 40 milhões de reais, para comprar, onde hoje é o Projeto Jacarepaguá - PROJAC - (também conhecido como "Central Globo de Produção") no Rio de Janeiro.

Contestaram também a propriedade deste terreno pela Globo, pois este que antes pertencia a extinha "TV Paulista", que foi vendida para Oswaldo Costa, mas que não foi completada a transação, pois Vítor Petraglia (dono da TV Paulista) faleceu. Mesmo assim, a Rede Globo comprou o terreno de Oswaldo Costa, mesmo sem ser o dono legítimo da propriedade.

Nesta mesma denúncia, o Repórter Record, acusou a Globo de usar uma série de documentos falsos e assinaturas de pessoas já falecidas para concluir esta transação. O programa também levantou a história do "Papa-tudo" ( a Telesena da Globo), que acabou pois vários prêmios não foram pagos, o que gerou a prisão de um diretor da Rede Globo de Televisão.

Este foi nosso resumo do que foi o Repórter Record Especial de hoje. Em meio as 3 páginas de anotações, tentamos repassar para vocês o que foi transmitido pela Rede Record.

Nós do Pimentas no Reino, gostaríamos de que a postura da Record tivesse sido sempre como esta de hoje. A discussão em nível bom, sem apelar para o emocional das pessoas, cultivando nos fiéis da IURD o ódio pela emissora que divulgou (e apimentou) as denúncias do Ministério Público de São Paulo.

Esta discussão ainda vai dar muito "pano pra manga", aguardaremos os próximos capítulos...

Já fui!

2 comentários:

  1. Na verdade, uma fede e a outra cheira mal. Mas o que eu quero ver na verdade, é o Senhor Edir Macedo dar explicações a respeito dos diplomas distribuidos e assinados por "Jesus Cristo", fora as cneas escrachadas que mostram os pastores nitidamente enganando os fiéis para que os mesmos doem dinheiro a igreja.

    ResponderExcluir
  2. Absurdo, né? rsrs

    Valeu pela visita amigão!

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes