21 junho 2009

Ratinho, o Comunicador das Massas?




Meus caros leitores do Pimentas no Reino,

hoje talvez eu cause alguma polêmica com vocês, mas peço-lhes que leiam até o fim e reflitam sobre tal assunto.

A pauta de hoje é Carlos Roberto Massa, o comunicador das massas, mais conhecido como Ratinho.


Ratinho nasceu na região de divisa entre São Paulo e Minas Gerais, na cidade de Águas de Lindoia(SP), em 15 de fevereiro de 1956. Ratinho desde a infância viveu em cidades paranaenses como Jandaia do Sul (onde passou a infância e a adolescência) e Curitiba (para onde se mudou já adulto e onde ainda vive sua família), dado que ele vive em São Paulo apenas quando apresenta o programa.

É radialista, empresário e apresentador de televisão. Também aventurou-se pela política no início da década de 90, quando foi deputado federal pelo PRN.


O apelido Ratinho o acompanha desde a infância e teria surgido do fato de ele dar sumiço nas bolas de partidas de futebol de várzea e os jogadores dizerem, culpando-o pelo sumiço: foi aquele ratinho, em função de sua rapidez e agilidade.

Iniciou sua carreira na TV como repórter policial do programa Cadeia, do ex-deputado Luiz Carlos Alborghetti, de quem adaptou o estilo espontâneo, irreverente e acalorado de atuação, assim como o uso do cassetete durante os programas.

Ratinho comandou também o 190 Urgente na CNT. Carlos Massa entrou na Record em setembro de 1997 estreando o "Ratinho Livre". Um mês após sua estréia já incomodava a Globo e o SBT no Ibope.


Ratinho apresentou entre 1998 e 2006 o Programa do Ratinho no SBT. Carlos Massa foi o grande responsável por alavancar a audiência da emissora do "Patrão", batendo a rede Bobo de Televisão em diversas oportunidade. Seu programa inicial no SBT, nos últimos meses registrou baixa audiência e fuga de patrocinadores, o que o fez sair do horário nobre e mudar por várias vezes de horário na grade de programação, atitude "incomum" do Gagá Santos, né?

Na emissora de Sílvio Santos apresentou também o Show do Ratinho, Jornal da Massa, Você é o Jurado e participou do especial humorístico SBT Palace Hotel.

Ratinho é conhecido por seu temperamento explosivo e por seu linguajar simples e direto. Foi posto como réu em numerosos processos judiciais, inclusive Jorgina de Freitas (acusada de ter fraudado o INSS), a quem teria chamado de biscate. Tendo chance, quem não xingaria essa senhora? Biscate é pouco!

Seu filho primogênito Carlos Roberto Massa Júnior (Ratinho Júnior) foi eleito deputado estadual em 2002 aos 21 anos pelo PSB. em 2006 aos 25 anos foi eleito deputado federal pelo PPS.


No dia 4 de maio de 2009 o apresentador retornou com o Programa do Ratinho no SBT depois de um ano e meio fora da telinha, batendo por diversas vezes o já consolidado vice-líder de audiência, José Luiz Datena, com seu Brasil Urgente.

É muito fácil criticar alguém, ainda mais um sujeito polêmico como o Ratinho. O mais difícil é respeitar diferenças e ver que ele fala a língua de grande parte do povo Brasileiro.

Em nenhum momento estou falando do conteúdo do Programa do Ratinho. EU, particularmente, desgosto, em média, de aproximadamente 40% do que assisto em seu programa. A discussão aqui é outra, estou falando do COMUNICADOR Carlos Massa, o Ratinho.



Será que, o valor dele só será reconhecido, assim como foi o Chacrinha, depois da morte?

O "Velho Guerreiro" também era alvo de diversas críticas, aliás muito parecidas com as que o Ratinho recebe. Gostaria de ressaltar que a comparação não é com o Chacrinha, mas com o universo de críticas em que ambos são/eram vítimas.

Quer televisão cult? Compra TV a cabo e se esbalde.


A sociedade brasileira é heterogênea, diversificada e que bom que é assim! O que agrada a mim e a você, não representa as preferências da grande maioria da população. Ser uma pessoa simples, com pouco estudo, não significa ser pior ou melhor que outras pessoas, apenas diferente.

A linguagem para atingir esta parcela significativa da população é a que usa o Ratinho, que a domina como ninguém.

Você e eu, sentados em nossa poltrona, em frente ao PC, representamos uma parcela ínfima do todo tupiniquim. Respeitar as diferenças é a fórmula de se entender melhor as engrenagens da vida e das relações humanas.

Antes de criticar alguém, reflita e se embase para não fazer papel de bobo acompanhando a correnteza!

Ratinho tá de volta. Que bom!

É como eu digo meus caros:

Pimenta na vida e no gosto dos outros? Cuidado. O "ridículo" pode ser você!

Já fui!

3 comentários:

  1. Oi Zé, eu costumo gostar muito dos seus posts, mas este parece uma resposta pessoal, sinceramente não entendi o objetivo dele. Será que tô fora de sintonia. Admitir que Ratinho, Silvio Santos e outros comunicadores de "massa" devem ser respeitados por seu poder de envolver as pessoas não tem nada haver com opinião, eu não gosto, eu não assisto, mas sei que são bons, são bons para seu público específico. Seja lá pra quem você está dedicando o post espero que tenha capacidade pra entender o recado.
    Abraço Zé. (já falei que acho um barato poder te chamar de Zé?!?!)

    ResponderExcluir
  2. Olá mocinha!

    Não é um post dedicado a ninguém... seilá! rs

    Respeito muito cada pessoa e perceber o respeito que parte da população tem pelo Ratinho me fez refletir sobre ele.

    As entrevistas que fiz com o Hélio De La Pena e o Rafinha Bastos abriram MUUUUITO minha cabeça... parei de criticar só por criticar, entende?

    Comecei a ver que não é a televisão é que é ruim... mas talvez eu não seja o público-alvo dela, 100% do tempo.

    Que bom que gosta do "Zé"... tenho um carinho muito grande por este nome, que peguei emprestado do meu filhote (o blog "Inté, Zé": www.alvimdias.com/inteze )

    Um grande abraço e obrigado por sempre aparecer por aqui!

    \o/

    ResponderExcluir
  3. o brasil não é a frança ou a inglaterra.
    e a frança e a inglaterra não elas mesmas. acontece que o brasil se acha.
    e no se achando, crê que ratinho não pode viver.
    não vê ou não quer enxergar que o ratinho é o presidente da republica.
    ou ré pública.
    não vê que elegeu vereadores que são o ratinho. quando fui candidato, no ano passado, um cara muito jovem, bonito, elegante e sincero, me disse, na praça sete - onde eu e minha namorada mourejamos por 12 horas por dia,dando santinhos e recebendo os mais belos carões que alguém pode desejar - "gosto muito de seu trabalho", disse ele. "mas vou votar no alberto rodrigues porque toda vez que ele narra jogo de meu time, ele(o time!!!)ganha!"
    então, povo que se acha, o ratinho - assim como chacrinha, silvio santos, sergio mallandro, vagner montes, sapia, tramonte, datena, fulano, cicrano e beltrano, sabem que há um brasil que os que se acham não querem ver.
    mas ele existe, tá dentro de nós e é assim que vai ser.
    pra fechar, que não tou ganhando nada pra escrever aqui, o seguinte: todo mundo quer ou acha que é bonito escrachar ratinho e caterva. mas na bahia, se esbaldam com as músicas que o povo do ratinho canta toca e fatura em cima.
    ou você é intelectual e só lê e.e. cumminngs no original, ou diz que não gosta do ratinho mas não pode ver uma micareta.
    se liga no lance, tião!
    e pare de querer aparecer.
    cê tá doida pra ir pro big brother, sister!
    é mais ou menos isso.
    me conte aí o último programa da rede minas, diverso?
    não viu?
    tava viajando?
    sua tv não pega?
    sei...
    vá ver se eu estou na esquina.
    e se eu estiver,favor nem me cumprimentar!
    longa vida a ratinho e caterva, as caras do brasilzão grande e bobo.
    revoguem-se as disposições em contrário.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes