03 junho 2009

Elas cantam, encantam (e até assustam) Roberto Carlos. E eu, então?



Olá, leitor!
Hoje vai na seca, mesmo, sem graxa.
Não sei se você se recorda da simpaticíssima Aracy de Almeida. Ela não era só uma jurada cruel do extinto Show de Calouros, programa dos tempos em que o Silvão ainda não estava gagá. Era também uma das cantoras mais conceituadas do país, uma estrela de primeira grandeza da Era do Rádio. E dona de uma opinião mui particular: "Música de Roberto Carlos é pra Roberto Carlos. Ponto final".

Não costumo discordar da mestra. Acho mesmo que Roberto Carlos é Roberto Carlos, e tem muita gente que inventa moda cantando versões dele, causando horror e medo, entende? Cara, o que são todos aqueles baianos tresloucados fazendo as versões mais estapafúrdias de "Amor Perfeito"?

Bom, larga isso pra lá, leitor. Vou dar uns pitacos acerca do que foi ontem ao ar no Especial "Elas cantam Roberto", pela Globo (Claro que era na Globo, né, Ponte Preta?!? dãã...). Vou focar no que foi ao ar na TV aberta, teve muita coisa que foi só pro DVD a ser lançado. E portanto, eu não vi. Vamos lá, Aracy, inspira-me!


Hebe Camargo: "Você Não Sabe"
A Hebe, além de ser a avó que todo mundo quer ter, é também uma tremenda duma cantora. Elegante, sóbria, carismática. Não deixou nada a dever, ao cantar uma canção menos conhecida porém bem expressiva do Roberto. Mandou bem, como lhe é de costume.

Luiza Possi e Zizi Possi: "Canzone Per Te"
Achei sacanagem. A Luísa tremia feito vara verde, e ainda me entra a Zizi cantando? Covardia com a moça, e com a música, que ficou praticamente pela metade.

Zizi Possi: "Proposta"
Não vi, não passou na Globo.

Alcione: "Sua Estupidez"
O deboche da Marrom é um passeio a parte. Ela foi lá, pagou de Diva e se deu bem. É outra que não falha nunca, excelente.

Fafá de Belém: "Desabafo"
Se deu tão bem, a Fafá, que parecia que a música era dela! Excelente!

Celine Imbert: "À Distância"
Não vi, não passou na Globo. Aliás, quem????

Daniela Mercury: "Se Você Pensa"
Não vi, não passou na Globo.

Daniela Mercury e Wanderléa: "Esqueça"
Sabe as cenas excluídas de um filme? Bingo. Podiam ter cortado isso. Coisa ridícula e absolutamente desencontrada. Elas estavam muito mais preocupadas em mostrar a forma física em figurinos bizarros do que cantar, o que aliás não fizeram. A música foi apedrejada em praça pública.

Wanderléa: "Você Vai Ser o Meu Escândalo"
Não vi, e não gostei, como diria Aracy. Não acho a menor graça na Vanderléia.

Rosemary: "Nossa Canção"
Ela costuma ser competente no que faz, sem afetações. Mas não passou e eu não vi.

Fernanda Abreu: "Todos Estão Surdos"
Deu um passeio. Mandou um balanço novo nessa música interessantíssima, e saiu com honra ao mérito. E olha que eu não esperava tanto dela.

Paula Toller: "As Curvas da Estrada de Santos"
Não passou na Globo, não vi. Mas já vi a moça cantando isso em algumas outras ocasiões, e foi aceitável.

Marília Pêra: "120, 150, 200 Km Por Hora"
Ela, apesar de grande cantora, não foi lá pra cantar, foi lá pra interpretar essa música que é praticamente um desabafo. Fez isso com uma boa dose de afetação. Pra quem tava esperando a cantora Marília, quebrou a cara. Eu achei no mínimo uma nova proposta.

Marina Lima: "Como Dois e Dois"
Não passou na Globo.

Sandy: "As Canções Que Você Fez Pra Mim"
Quem diria, hein, magrela? Foi lá, meteu um jazz na música, um tom debochado na voz, e mandou bem. Sem o Júnior, a voz dela mudou bastante, aquela referência na orelha devia fazer muita diferença. Acho que melhorou, ficou uma voz mais honesta.

Mart'nália: "Só Você Não Sabe"
A Globo passou um atestado de burrice ao não transmitir esse momento! Melhor eu nem comentar o que eu acho desta besteira absurda.

Adriana Calcanhotto: "Do Fundo do Meu Coração"
Não passou, não vi, etc e tal.

Claudia Leitte: "Falando Sério"
Me surpreendeu. Apesar da tremedeira, foi bem. Tirando a maquiagem. Minha esposa me alertou pra esse fato (e você pensando que eu saberia isso sozinho... rá-ra-rá).

Nana Caymmi: "Não Se Esqueça de Mim"
Vou comentar isso no final do post. Me aguarde.

Ana Carolina: "Força Estranha"
Não é por nada, não... mas essa moça é competente a beça pra interpretar, e não ia ser nessa bela música que ela ia errar o tom. Passeou na música.

Ivete Sangalo: "Os Seus Botões"
Ivete Sangalo: "Olha"
A competência da Ivete em cantar os mais diversos estilos é algo que todo mundo conhece. Mandou muito bem! E tá bonita, essa moça, viu?

Roberto Carlos: "Emoções"
E você acha que eu vou questionar o Rei cantando Emoções? Tem jeito não, fi.

Todos: "Como É Grande O Meu Amor Por Você"
Divertidíssima interação do Rei com as vinte cantoras que lá estavam. A cada verso cantado por uma delas, ele se surpreendia, e agradecia com um gesto afetuoso. Mal fazia isso, já vinha outra cantando.. momento muito bom, de brilho intenso pra todo mundo que estava em cena.

Não.

Não esqueci da (ba)Nana Caymmy. Apesar de que eu adoraria esquecer. Para esta senhora, dona de um cantar arrastado, cansativo e enjoativo, eu não deveria dedicar nem atenção. Mas estou até agora com dor de ouvido, graças a ela ter feito uma das piores versões de todos os tempos. E eu nem tô falando de Roberto Carlos, não. Tô falando da história universal da humanidade. Versão horrorosa, com uns gritos inexplicavelmente ruins, um arranjo bolerístico de boate de beira de estrada fechada pela Vigilância Sanitária, etc. Coisa horrorosa!

Em média, o especial foi realmente muito bom. Mas no que se refere a absoluta chatice da (ba)Nana Caymmy, vou expressar o que sinto utilizando justamente um bordão da mestra Aracy de Almeida: "Nhé"!

6 comentários:

  1. Oi Alvim.

    Passando só para lhe dizer que em breve vou postar o seu selo.

    Quanto ao blog fechado, ele é só para testes. Não está liberado para ninguém. Mas quem sabe um dia eu não decida botar ele funcionando... quem sabe... :-)

    Depois passo por aqui para ler a Aracy com calma. Será que ela já fazia parte do CQC sem saber? :-)

    Beijos mil! :-)



    http://brincandocomarte.blogspot.com
    _____________________________________________

    ResponderExcluir
  2. Comentários interessantes, alguns eu concordo, outros discordo completamente. Contudo, não percebi no seu texto coerência com a introdução. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, DG...
    Abri o texto citando justamente a grande "inimiga" das versões que o povo insiste em fazer do Roberto Carlos. Se ela estivesse viva, ela teria atirado na TV, heheheh..
    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que o dvd "Elas Cantam Roberto Carlos" saiu ! Pudemos conferir todas no show... muito bem vestidas. Parabén para Rosemary que aparece cantando Nossa Canção. Cada vez melhor e mais bonita.

    ResponderExcluir
  5. Esdras,
    O DVD é um verdadeiro tesouro pra quem admira a obra do RC, realmente ficou excelente. E concordo contigo, entra ano e sai ano, Rosemary dá mais mostras que descobriu a fonte da juventude, e cantando cada dia melhor.
    Abração pra ti, obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes