05 junho 2009

Dove versus Greenpeace



Meus caros leitores do Pimentas no Reino, bom dia!

Vocês conhecem o que é marketing viral?

De forma mais geral, o marketing viral se utiliza as vezes para descrever algumas classes de campanhas de marketing baseadas na internet, incluindo o uso de blogues, de sites aparentemente amadores, e de outras formas de astroturfing para criar o rumor de um novo produto ou serviço. O termo "publicidade viral" se refere a idéia que as pessoas passarão e compartilharão conteúdos divertidos. Esta técnica muitas vezes está patrocinada por uma marca, que busca construir conhecimento de um produto ou serviço. Os anúncios virais tomam muitas vezes a forma de divertidos videoclipes ou jogos Flash interativos, imagens, e inclusive textos.

A empresa de cosmétivos e produtos de beleza Dove lançou um polêmico e memorável vídeo, exclusivamente na internet. Com o título de Onslaught, o novo vídeo traz uma menina de 7 anos acompanhada de um fundo musical que diz “Here it comes” (”Aqui vem eles”), até que eles finalmente chegam: milhares de cartazes, posters, vídeos, anúncios e propagandas de cosméticos, cirurgias plásticas e estereótipos de beleza, tem inclusive uma mulher que fica anorexica, volta a ser gorda e fica anorexica novamente num ciclo que parece interminável e prejudicial.

Após a enxurrada de propagandas, para finalizar, um grupo de meninas atravessa a rua e revela-se a frase “Talk to your daughter before the beauty industry does”. (”Fale com a sua filha antes que a indústria da beleza o faça”.), seguido por “Download our self-esteem programmes at campaignforrealbeauty.co.uk” (”Baixe nossos programas de auto-estima em campanhapelarealbeleza.com.br”), fazendo o link com a campanha Dove Pela Real Beleza e também com o Fundo Dove de Auto-Estima, mostrado anteriormente em Little Girls.

Confira:



Então o Greenpeace aproveitou este gancho e produziu um vídeo também memorável para alertar sobre o desmatamento na Indonésia. A Unilever (segundo dizem e dizem ter provas) consome óleo de palmeiras da Indonésia para fazer seus produtos. O produto é comprado de fornecedores que estão destruindo as florestas de lá.

No final o vídeo diz:
"98% das florestas estarão devastadas quando Azizah, (a menina do vídeo) estiver com 25 anos. Estas florestas são destruídas para fazer o óleo usado nos produtos Dove. Fale com a Dove antes que seja tarde."

Confira:



Pimenta na floresta dos outros? Queimou geral!

Já fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes