15 junho 2009

Censo TV: os geeks também opinam

Jean Mask, mais um que abandonou a TV aberta no Brasil

Salve, leitor do Pimentas no Reino!

Hoje, quem nos fala (ou melhor, nos escreve) sobre suas opiniões acerca da TV aberta no Brasil é Jean Mask, o geek mais geek que eu conheço. Ah, claro, vamos botar legenda nisso.

Geek é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria" que define pessoas peculiares ou excêntricas obcecadas com tecnologia ... isso, na definição da Wikipedia, devidamente copiada e colada. Pros trintões que ainda não situaram, os geeks são a versão atualizada dos nerds, com a diferença que são geniais mas não necessariamente são fãs de roupa xadrez. O Jean é um cara que trabalha com comunicação e publicidade na Internet, e se eu não conhecesse pessoalmente, jurava que era uma figura virtual, tamanha é a inserção do mesmo no plano existencial online. Hoje, vamos ver o que é que este jovem nos diz acerca da TV aberta, num rápido bate-papo.

1 – Como vai sua relação com a programação da TV aberta no Brasil?

- De mal a pior... isso para não dizer, na UTI.

2 - O que você gosta de assistir?

- Geralmente programas esportivos, seriados, filmes e animações que apresentem pelo menos um pouco de inteligencia.


3 - O que você não gosta de ver?

- Programas que tenham como apresentador pessoas tais como, Luciana Gimenez, Adriane Galisteu, Marcia Goldshimith, Nelson Rubens, entre outros(as), afinal de contas ninguem quer alguem mais burro que uma anta tentando te passar uma informação inutil, por exemplo, uma reportagem sobre a reprodução dos onitorrincos ou quantos ml de silicone a mulher jatobá colocou na bunda, né? E também programas religiosos sensacionalistas que vem tomando conta da tv aberta.


4 - Que tipo de programação falta na TV aberta em sua opinião?

- Visto a globalização que a internet propiciou, imagino que falte uma integração maior com a programação de outros paises, uma certa agilidade no lançamento de seriados, filmes e etc, tambem, a inserção gradativa de doses culturais, e tambem uma visão mais aberta e menos critica e tendênciosa da nossa censura governamental, a qual proibe varios programas em certos horarios e permite cenas de sexo quase explicito em plena novela das 8.


5 – Você está antenado com as novas mídias e meios de comunicação. Você acha que a TV aberta consegue manter-se atualizada mesmo com essa concorrência?

- A partir do momento que a cabeça das múmias que encabeçam a T V se abrirem, ou entao essas mumias morrerem de vez, imagino que a TV venha a se adequar, tudo caminha para a convergencia da TV e da internet em um unico meio, nao é pra amanha isso, mas para daqui anos, porem tudo indica que a tv deve "mudar" a sua forma fazer dinheiro nas próximas decadas, um bom exemplo disso, é o que aconteceu com o rádio mediante ao lançamento da TV, agora é a vez da TV ser o rato.


6 – Falando sobre animação, há alguma na TV aberta que você curta?

- Na TV aberta atual não há nenhum, mas, depois de anos (desde o fim da tv manchete), vejo uma mobilização das emissoras em trazer series animadas novas, acho que daqui uns meses vamos ter bastante coisa legal por ai, pena que a nossa censura reduza um episódio de 25 minutos em 15, o que prejudica muitas series animadas no contexto das mesmas.



7 – Como você vê o impacto da Internet, globalizando conteúdos e competindo diretamente com a TV aberta?

- Reforçando o que disse antes, agora é a vez da TV ser o rato e a Intenet ser o gato, cada midia possui seus diferenciais, porem a internet vence no saldo final, pois nela nao temos censura, controle ou regras rigidas demais para o conteúdo, o que é um PRO e um CONTRA, porem, mais positivo que negativo ao meu ver, caso a TV aberta nao se adeque, em algumas décadas isso pode significar o seu fim.



8 – Se você fosse diretor de programação de um canal de TV aberta, investiria em que, e por que?

Investiria numa integração entre todos programas e a internet, de forma efetiva, onde ligaria o telespectador ao programa em tempo real, quebrando essa "barreira", existente hoje, pelo simples fato que a internet é a nova midia e veio pra ficar e os incomodados que se retirem. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apimente você também

Artigos recentes