09 maio 2009

"Tom Genial Zé" no Raúl Gil?





Tom Zé é o nome artístico de Antônio José Santana Martins, nascido em Irará na Bahia em 11 de outubro de 1936, é um excelente compositor, cantor e arranjador.

É considerado uma das figuras mais originais e excêntricas da música popular brasileira, tendo participado ativamente e pioneiramente do movimento musical conhecido como Tropicália na década de 1960 e tornado-se uma voz alternativa influente no cenário musical deste país. A partir da década de 1990 também passou a ser sucesso de crítica internacional, especialmente devido à intervenção do músico David Byrne.

Depois deste breve histório, meus caros, digo-lhe o que acabei de ver...

Zapeando meu "microondas de mentes", parei neste exato momento no Raúl Gil, no "Homenagem ao artista", sabe quem tava lá? Ele, Tom Zé!

Incoerente, né? hehe

Tom Zé não tem rótulos. Melhor ainda, há apenas um rótulo para o mesmo: GÊNIO!

Em meio a tanta mesmice, Ele continua à usar seu dom, a criatividade, para explorar e engrandecer os confins da música popular Brasileira.

Dentre uma de suas peripércias no Raúl Gil, quando um dos "talentos" foi cantar uma canção dele, Tom Zé, vendo as mulheres ao fundo dançando a coreografia ridícula criada para tal, se uni às mesmas, ironizando-as.

Foi simplesmente hilário e genial!

Ele levou um balde, escrivo à mão: "Balde para chorar no Raúl Gil". Quer crítica mais inteligente?
Pra maioria dos telespectadores do Raúl, nem entenderão totalmente a intenção do balde. Mas quem disse que entender e gostar de Tom Zé é fácil?

Quer mastigado? Vai pruma Micareta, ou num show do Leonardo, Bruno e Marrone, Kelly Key...enfim... Depois não se esqueça de colocar a sela, viu?

GRAÇAS A DEUS o Raúl Gil não tá conseguindo os "artistas" que ele queria para o quadro, daí tem que chamar os reais artistas... Além de Tom Zé, já passaram por lá: Ivan Lins, Francis Hime, Guilherme Arantes, Alceu Valença...

Palavras do Tom Zé:

"Agora eu sou artista. Tô no Raúl Gil. O resto é conversa."

Desculpem-me pela impolgação quase infantil, mas, quando vejo algo bom e construtivo na TV, que desconstrói este império industrial de burrices, me sinto com esperanças de que tem jeito, eu sei que tem! Se eu não acreditasse nisto, não teria motivos para continuar com o projeto Pimentas no Reino.

Nunca pensei que diria isto:

OBRIGADO RAÚL GIL!


Feliz da vida...

Já fui!

4 comentários:

  1. Caraca eu tb adorei hilário e genial diz tudo!Foi surreal !Obrigado Raul Gil!A minha familia aqui em casa pirou!

    ResponderExcluir
  2. Tb vi e adorei. Mas quem foi que disse q o Raul Gil convidou Tom pq tá com falta de artistas? Não entendi as coisas assim não. Acho que há uma tênue tendência no ar de agradar um extrato social...PQ? Sei lá. O fato de Tom Zé e outros como, Zélia Duncan, por exemplo, aceitarem convites como esse desestabilizam certos preconceitos e conceitos guardados no armário da classe média, como diz o próprio Tom em seu Blog.
    Bjcas Cris

    ResponderExcluir
  3. Crica e tarik, antes de mais nada obrigado pelo comentário.

    Raúl Gil e todos que se propõem a fazer programas deste tipo, sobrevivem de audiência para vender espaços publicitários.

    Para vender "Linguiça Aurora", "Tek Pix", "Cogumelo do Sol", dentre outros, ele sempre leva alguma bizarrice para lá, ex: Kelly Key, Leonardo, Sorriso Maroto, etc... isto dá audiência, é bem mastigado, é só engolir.

    Para mim estes não são artistas, apenas agentes de entretenimento, mas fazem parte de grande parte do gosto popular atual.

    Não quero agradar nenhum "extrato social". Quero agradar apenas às minhas convicções e parodiando Chapolin Colorado: "que sigam-me os bons"... brincadeira!

    Fiquei muuuuito feliz em ver o Tom lá. Eu não tenho nenhum preconceito, tirando da Ana Maria Braga(rs), de nada na TV, pois sou um eterno otimista de pensamentos que tudo pode mudar. E o Raúl Gil ontem ajudou a sedimentar isto em mim.

    Obrigado novamente Crica!

    ResponderExcluir
  4. Pro Raul Gil levar um artista com conteúdo naquele programa camelô que ele tem, só se ele não conseguir antes uma vaguinha na agenda da Joelma. Aliás, ele deve estar se roendo de tristeza de ter que levar um Ivan Lins da vida, lá. O Raul Gil é um programa que homenageia o artista que agrada ao público dele, não me surpreenderia se o homenageado fosse o Tiririca com direito a Robinson cantando Florentina.

    ResponderExcluir

Apimente você também

Artigos recentes